como economizar agua na empresa como economizar agua na empresa

Como economizar água na empresa? Aprenda 4 dicas!

4 minutos para ler

A economia de água nas empresas é uma atitude importante por dois fatores: ela contribui tanto para a redução da conta proveniente desse consumo, o que representa um custo fixo bastante elevado para qualquer negócio, quanto para a preservação do meio ambiente, uma vez que menos recursos naturais serão demandados.

Diante da importância desse hábito, é preciso entender como economizar água na empresa a partir da implementação de estratégias eficientes. Quer saber mais? Acompanhe as dicas listadas neste post e coloque-as em prática o quanto antes!

1. Entenda seu consumo

A primeira recomendação sobre como economizar água na empresa passa por avaliar como ela é consumida. Tal cuidado é fundamental para concentrar as ações nos setores em que possam ocorrer o maior nível de gasto.

Além disso, com as informações sobre consumo em mãos, é possível identificar em quais pontos a economia tem maior potencial e quais os caminhos podem ser adotados para atingir esse objetivo.

2. Faça manutenções e troque equipamentos

Investir na manutenção é uma das medidas mais efetivas para empresas preocupadas em economizar água. Além disso, estão disponíveis no mercado muitos equipamentos que tornam o uso da água mais eficiente.

Entre os mais comuns estão torneiras com pressão mais elevada e arejadores, que aumentam o volume do fluxo de água sem que isso represente maior consumo. Torneiras com sensores e descargas sanitárias com opções de vazão são outras soluções que podem ser implementadas.

Obviamente, a instalação de equipamentos novos não dispensa a necessidade de revisões e manutenções periódicas, uma vez que os vazamentos são grandes vilões e agravam o consumo excessivo de água.

Powered by Rock Convert

3. Reutilize a água sempre que possível

Avalie em que condições a água pode ser reaproveitada e reutilizada mais de uma vez dentro da sua empresa. Em muitos locais, a água rejeitada internamente pode ser empregada para a limpeza de áreas externas, por exemplo.

Há várias opções para reutilização da água e algumas delas exigem investimentos altos para serem implementados. Isso torna necessário uma avaliação cuidadosa para atestar a viabilidade de tal escolha.

4. Utilize água da chuva

A água da chuva vem se tornando alternativa muito frequente. Assim como a água de reúso, essa opção frequentemente exige o investimento em sistemas de captação. Todavia, contar com a água que cai do céu para abastecimento representa algumas vantagens extras, já que, em muitos casos, faz com que a empresa não fique mais dependente das concessionárias da sua região.

5. Desenvolva campanhas de conscientização entre os funcionários

Fontes alternativas de água, o investimento em novos equipamentos e o cuidado com a manutenção não excluem o componente pessoal da tarefa de como economizar água na empresa. Logo, são indispensáveis campanhas de conscientização entre os funcionários.

Para que elas sejam efetivas, a melhor forma é distribuir informações confiáveis sobre maneiras de se economizar água e quais são as consequências do desperdício para as contas e o meio ambiente. Isso pode ser feito com palestras, cartilhas, jornal mural ou por meio de meios eletrônicos, como a intranet da empresa ou o e-mail corporativo.

Claro que implementar essas dicas de como economizar água é importante para atingir todos os benefícios mencionados ao longo do texto. Porém, para ampliar a sustentabilidade do seu negócio, é preciso também se preocupar com o consumo de energia elétrica, adotando medidas para a redução dos gastos e procurando fontes alternativas de abastecimento limpas e renováveis.

Confira dicas muito importante sobre como educar os funcionários em hábitos que favoreçam a de redução do consumo de energia.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados