sustentabilidade na indústria sustentabilidade na indústria

Entenda como é possível promover a sustentabilidade na indústria!

4 minutos para ler

Promover a sustentabilidade na indústria impacta dois fatores essenciais para o sucesso de qualquer empresa: a promoção de uma ideia positiva da sua marca, mostrando que ela se preocupa com o meio ambiente, e a redução de custos, o que ainda melhora a competitividade dos seus produtos.

Tendo isso em mente, o objetivo deste post é simples e direto: vamos mostrar a você algumas dicas para que sua indústria atue de forma mais sustentável, contribua com o meio ambiente e obtenha as vantagens oriundas dessa escolha. Boa leitura!

Reaproveite e recicle materiais

Toda produção gera resíduos dos mais diversos. Por isso, é importante identificar quais deles são reutilizáveis ou ainda podem ser encaminhados para a reciclagem. Esse hábito ajuda a reduzir o consumo de novas matérias-primas e diminui a quantidade de resíduos descartados.

Além de medidas internas que reforcem a necessidade do uso inteligente de materiais, vale a pena concentrar esforços na coleta seletiva — na qual cada tipo de material é colocado num recipiente próprio e, depois, enviado para tratamento e reciclagem. Em alguns casos, é possível contar com o apoio de empresas ou cooperativas especializadas nesse serviço.

Reutilize a água

A água é um dos principais insumos da maioria dos setores da atividade industrial. Dependendo do ramo de atuação do seu negócio, a quantidade de água utilizada para manter as atividades chega a níveis elevadíssimos. Por isso, é importante pensar em alternativas para implementar o uso sustentável do líquido.

A mais simples passa pela instalação de calhas e caixas d’água que permitam a coleta e o armazenamento da água da chuva, que pode ser utilizada principalmente na limpeza e nas descargas do banheiro, entre outras tarefas que não demandam água potável.

Powered by Rock Convert

Para quem pode investir mais, a saída é a chamada água de reúso — líquido originado do processo industrial que passa por tratamentos que o deixam adequado para o uso em determinadas situações, como limpeza e abastecimento das descargas dos banheiros.

Faça o descarte correto de resíduos

Muitas atividades industriais geram resíduos que, se não foram descartados da maneira correta, podem gerar grandes impactos negativos à natureza, contaminando água, solo e ar.

Assim, é preciso avaliar quais os resíduos gerados por sua empresa e adotar medidas para mitigar seus efeitos negativos, contribuindo para a sustentabilidade na indústria. Não se esqueça de acompanhar e seguir o que diz a legislação ambiental a respeito desse tema.

Use fontes de energia limpas e renováveis

Investir em fontes de energia limpas e renováveis também costuma ser uma medida bastante eficaz para promover a sustentabilidade na indústria. Dependendo de como é gerada a energia utilizada, parte do impacto ambiental gerado por sua produção será reduzido se for adotada uma matriz que privilegie fontes limpas, como a solar. Essa escolha também reduz o peso da conta de energia, o que faz com o investimento feito seja recuperado.

Para obter mais sucesso na adoção de práticas de desenvolvimento da sustentabilidade na indústria, o ideal é que todo o corpo de colaboradores seja incentivado a se envolver com a missão.

A melhor maneira de conseguir isso é por meio de campanhas de conscientização, que alinhem os objetivos de todos os envolvidos. Com isso, as dicas apresentadas nesse post terão um efeito ainda mais significativo.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais agora mesmo para espalhar essa importância mensagem sobre sustentabilidade na indústria.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados