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Comunicação empresarial: 4 práticas ideais para melhorá-la

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Toda organização cujo objetivo é melhorar seus resultados e crescer deve investir em uma boa comunicação empresarial tanto interna (com os colaboradores) quanto externa (com os clientes).

Quando aplicada de maneira correta e eficaz, é possível obter resultados como: aumento dos lucros, fidelização do cliente, melhoria na imagem da empresa, maior pertencimento dos funcionários e renovação do clima organizacional.

Pensando nisso, listamos 4 práticas ideais para melhorar a comunicação empresarial em seu negócio.

1.  Valorizar os recursos humanos

Aumentar a confiança dos colaborados em seus gestores faz com que eles se sintam mais importantes e com um maior sentimento de pertencimento na corporação.

Dar liberdade para que todos possam compartilhar suas opiniões, sugerir melhorias ou até mesmo falar sobre algo que não está gostando são condutas importantes para que eles se desenvolvam e façam um trabalho além do mínimo esperado.

Outro ponto importante sobre valorização do funcionário é o gerente estar pronto para ouvir e se posicionar de forma clara e sem indícios de desmotivação, mesmo que receba uma ideia inviável. Nesse caso, é importante agradecer o empenho e explicar os motivos de sua inviabilidade.

Manter as portas do escritório abertas também é uma boa forma de o líder se fazer mais presente e deixar os colaboradores mais confortáveis para procurá-lo. Isso demonstra respeito e confiança, além de profissionalismo.

Ao realizar feedbacks, quando necessário citar os pontos fracos, é preciso mostrar como melhorá-los ou até mesmo oferecer treinamentos. Enquanto isso, enaltecer os pontos fortes estimula o colaborador a se desenvolver mais e impulsionar a sua produtividade.

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2.  Atentar à linguagem corporal

Para melhorar a comunicação empresarial é importante ter atenção na linguagem corporal utilizada pelos líderes. Um gestor que mantém um semblante calmo transmite mais tranquilidade para quem está ao seu redor. Ao mesmo tempo, a preocupação ou o estresse estampados no rosto influenciam o clima organizacional, podendo deixar os profissionais mais tensos e menos dispostos a se comunicar.

Uma boa dica é evitar cruzar os braços enquanto conversa, sorrir ao cumprimentar, entre outras atitudes simples que ajudam os colaboradores a se sentirem mais próximos.

Por fim, é necessário manter o foco na conversa. Parece óbvio, mas com o excesso de informação é comum ver pessoas se dispersando ao desviar o olhar para as telas do telefone e computador. Essa conduta pode passar a ideia de que a outra parte é irrelevante para a empresa ou até mesmo que esteja sendo desrespeitada.

3.  Saber mais sobre seu público

Para conseguir melhorar a comunicação empresarial com o público externo é importante conhecer bem o cliente. Compartilhar notícias no Facebook não adiante se os interessados usam apenas o Instagram. O mesmo acontece quando a companhia fala de um assunto, enquanto os consumidores estão interessados em outro.

Por isso, uma pesquisa de mercado bem-feita pode auxiliar a entender o que seu cliente procura e qual é o seu comportamento. Assim, é possível direcionar sua comunicação para que os resultados sejam efetivos e estratégicos.

4.  Repassar bem as informações

O repasse de informações relevantes deve ser feito sempre com rapidez, clareza e, principalmente, preservando a verdade — mesmo que não seja positiva. Isso vale tanto para o público interno quanto para o externo.

Assim, é possível evitar más interpretações, notícias falsas, especulações e aumento do problema (quando for o caso). Por outro lado, aumenta-se a confiança na marca, melhorando sua imagem diante do mercado.

Todos esses itens ajudam a melhorar a comunicação empresarial e, consequentemente, a produtividade e o clima organizacional, deixando mais claro para o público que a companhia presta serviços de qualidade, além de ser um ótimo local para trabalhar.

Tenha em mente que uma boa imagem ajuda no reconhecimento da marca e na fidelização de clientes, bem como na aquisição de novos públicos. Com isso, o crescimento saudável fica cada vez mais viável. Se esse é sue objetivo, aproveite a sua visita ao blog e saiba como expandir seu negócio!

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