empresa de energia solar empresa de energia solar

O que considerar na hora de escolher uma empresa de energia solar?

6 minutos para ler

Contar com sistemas de captação de energia solar é uma das melhores maneiras de se ter economia com a conta de energia. Nesse cenário, é possível usufruir de uma fonte energética renovável, cujo impacto ao meio ambiente é baixíssimo.

No entanto, para aproveitar esses benefícios, o interessado deve procurar uma empresa de energia solar que será responsável pelo dimensionamento, planejamento e instalação de todo o equipamento necessário, sempre da maneira correta e dentro das especificações exigidas.

Dessa forma, a escolha de profissionais com competência reconhecida no mercado é um estágio necessário para quem quer aproveitar todas as vantagens oferecidas. Por isso, para saber como identificar uma empresa que possa contar com a sua confiança, confira nossas dicas do observar nesse momento. Boa leitura!

Credibilidade e reputação da empresa

O primeiro ponto a ser observado na hora de escolher uma empresa de energia solar diz respeito à sua credibilidade e reputação no mercado, algo que leva tempo para ser construído.

Para analisar esse aspecto, algumas estratégias podem ser empregadas. De início, converse com parentes, amigos ou conhecidos que já tiveram contato com a empresa em questão e pergunte a eles como foi a experiência durante todo o processo. Opiniões negativas nesse estágio já devem ligar seu sinal de alerta.

Depois de conversar com essas pessoas, a dica é ir para a internet em busca de mais indicações de como está a credibilidade e reputação da empresa avaliada diante de um universo maior de consumidores. Para isso, veja os comentários em sites, nas redes sociais, em canais de YouTube, no próprio blog da organização ou em portais que reúnem reclamações de consumidores insatisfeitos.

Contudo, não foque apenas a quantidade de reclamações ou de comentários negativos. Veja também se eles foram respondidos, se os consumidores insatisfeitos tiveram suas solicitações atendidas e se voltariam a fazer negócio com a empresa de energia solar alvo da queixa.

Por fim, veja há quanto tempo a companhia atua no mercado. Além de respeitar as normas dos órgãos reguladores e contar com as certificações (como a INMETRO e a ISO), que comprovam que o trabalho é desenvolvido dentro de padrões rigorosos de qualidade e segurança, é recomendável que a empresa já tem uma larga experiência e esteja consolidada no segmento. Com isso, ela certamente terá mais chances de oferecer um serviço de qualidade.

Procedimentos e equipamentos utilizados na instalação

Não é muito simples entender os detalhes técnicos sobre quais são os equipamentos utilizados ou os procedimentos empregados na instalação de sistemas fotovoltaicos. Todavia, é importante se informar ao máximo a respeito de todas as tecnologias disponíveis no mercado e os principais modelos comercializados para saber qual é o mais indicado à sua necessidade.

O setor de energia solar é dinâmico e a constante busca por inovação faz com que novas soluções estejam sempre surgindo. Diante disso, durante a avaliação dos procedimentos e equipamentos utilizados, dê preferência sempre às empresas que adotam tecnologias mais modernas, que aumentem a eficiência do sistema instalado.

Powered by Rock Convert

Verifique também se entre os procedimentos de instalação está prevista a chama vistoria técnica. Ela garante que o local escolhido para a instalação é adequado, bem como a posição em que isso deve ser feito (que leva em conta a inclinação do telhado). As instalações elétricas do imóvel também têm sua compatibilidade checada durante essa análise prévia.

Custo-benefício

O sucesso da instalação de um sistema de energia solar envolve três pontos: planejamento bem elaborado, bons equipamentos e qualidade no serviço prestado. Porém, tudo isso tem um custo, que deve ser bem pesado para definir qual empresa oferece a proposta mais vantajosa.

Um preço menor para os equipamentos e os serviços da empresa certamente representa uma economia em um primeiro momento. Apesar disso, esse custo pode se refletir em problemas mais a frente, seja por uma durabilidade inferior dos componentes, seja por uma eficiência reduzida. Por outro lado, preços altos não necessariamente refletem melhor qualidade.

Logo, o ideal é encontrar uma empresa de energia solar que combine qualidade e preços competitivos e, que com isso, consiga entregar um bom custo-benefício. Para atingir isso, a recomendação é fazer uma pesquisa cuidadosa, comparando as propostas.

Garantias oferecidas

Dentro das propostas recolhidas, é importante analisar também quais são as garantias oferecidas. Afinal, por melhor que seja o equipamento escolhido e mais cuidadosa a instalação feita, nenhum sistema está imune a problemas que podem comprometer seu funcionamento adequado. Não aceite períodos menores que 12 meses como prazo de garantia oriundos de erros na instalação.

A maioria dos defeitos em sistemas de captação de energia solar são decorrentes de desatenções na hora da instalação, como painéis afixados de forma inadequada ou fiações com problemas. Dessa forma, é importante que a garantia cubra esses itens.

Já os equipamentos costumam ter prazos de garantia mais alongados. É normal que painéis e demais acessórios saíam de fábrica com garantia média de 10 anos. No caso dos painéis, a maioria das empresas de energia solar garante seu funcionamento por até 25 anos, com 80% da eficiência quando comparados a um modelo novo.

Qualidade do atendimento

Uma boa empresa de energia solar não é reconhecida apenas por seus equipamentos de qualidade e suas instalações feitas de forma impecável. Tenha em mente que o atendimento prestado precisa ser condizente com as necessidades dos consumidores e atuar sempre de forma adequada quando acionado.

Por isso, veja se a empresa atende as suas solicitações, se ela ouve suas demandas, se sabe solucionar suas dúvidas e se a equipe que presta o atendimento é simpática e se mostra prestativa.

Diante das dicas apresentadas, é importante ter uma visão global ao receber diferentes propostas na hora de escolher qual a melhor empresa de energia solar. Uma empresa pode se mostrar mais vantajosa na questão financeira e pecar na questão de qualidade, por exemplo. Por isso, tenha calma e avalie as ofertas apresentadas com atenção.

Quer conhecer uma empresa de energia solar com excelente reputação já consolidada no setor? Então entre em contato agora mesmo com a Moove e veja como podemos ajudá-lo.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados