Como reduzir custos fixos na empresa? Confira 4 dicas!

4 minutos para ler

Toda empresa mantém esforços constantes para garantir a sua saúde financeira, principalmente em um cenário econômico não muito favorável. E parte do desafio para manter as contas em ordem diz respeito a controlar os custos fixos, que são todos aqueles necessários para a manutenção da atividade do negócio e que não costumam variar de acordo com uma nova unidade de produto vendida ou produzida.

Diante do impacto que essas despesas têm nas contas, trouxemos algumas dicas de como reduzir custos fixos na empresa. Confira quais são elas e coloque-as em prática o quanto antes.

1. Otimize a jornada de trabalho

Quanto mais longas as jornadas de trabalho, maiores serão os gastos com energia elétrica, água e demais insumos, sem que isso represente, necessariamente, ganhos notórios de produtividade. Por isso, dimensione de forma inteligente o período em que os colaboradores precisam estar presentes no ambiente de trabalho, incentivando a eficiência.

As novas tecnologias também favorecem o trabalho remoto. Com ele, os funcionários podem trabalhar de onde se sentirem mais confortáveis, reduzindo a demanda de manutenção de uma grande estrutura para atividades presenciais.

2. Economize com papel e descartáveis

Papel, copos descartáveis e outros itens que são utilizados poucas vezes antes de serem descartados também podem elevar custos de forma desnecessária. No caso das folhas de papel, o ideal é concentrar os documentos em suportes digitais. Se for realmente necessário imprimi-los, utilize os dois lados da folha sempre que possível.

Quanto aos copos, incentive a adoção de canecas reutilizáveis, seja para o consumo de água e café. Ambas as atitudes, além de reduzirem gastos tem um grande impacto sobre a natureza, já que evita a geração de lixo.

Powered by Rock Convert

3. Renegocie com fornecedores e prestadores de serviço

Pesquise com cuidado e veja se os serviços e fornecedores contratados oferecem o melhor preço e estão condizentes com a necessidade da sua empresa. Às vezes os contratos são os mesmos há muito tempo e nem sempre contam com as melhores condições.

Não hesite em negociar descontos, ainda mais se o relacionamento com o fornecedor ou prestador de serviço for de longa data. Alterações para readequar o fornecimento e os serviços as suas necessidades também são sempre bem-vindos, desde que isso não prejudique a qualidade do trabalho desenvolvido pela sua empresa.

4. Adote a energia solar

Com aumentos frequentes, a energia elétrica é um dos itens que mais pesam nos custos fixos de uma empresa. Para não ficar dependente das oscilações de preço da energia fornecida pelas distribuidoras, uma das saídas é investir em energia solar, que apresenta inúmeros motivos que justificam o investimento.

Com a instalação dos equipamentos, a luz do Sol se transforma em uma fonte confiável, barata e limpa para o seu negócio. Com a redução na conta diante da economia gerada, o investimento feito na instalação é recuperado em pouco tempo e traz resultados por vários anos, já que a durabilidade dos sistemas de captação é bastante longa se forem seguidas recomendações básicas de manutenção.

Além dessas dicas de como reduzir custos fixos na empresa, é importante envolver todos os colaboradores nessa missão, ressaltando que esses novos hábitos resultam em uma melhora nos resultados apresentados, nas contas do negócio e no desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis.

E o que mais você faz na sua empresa para controlar os custos fixos? Conte nos comentários!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados