Inovação nas empresas: saiba a importância e como implementar!

6 minutos para ler

Em um cenário econômico no qual cada consumidor é disputado de forma muito acirrada, a inovação nas empresas se mostra um diferencial importante nessa briga por espaço no mercado. Com elas podem surgir novos produtos, processos ou mesmo formas de negócio inexistentes até então, ampliando as possibilidades de negócio.

Por isso, é tão relevante compreender em detalhes o que, afinal de contas, é a inovação, como ela pode ser incentivada, de que forma ela costuma aparecer e quais são os seus benefícios. Prossiga com a leitura para não restar nenhuma dúvida sobre esse assunto cada vez mais discutido.

Qual a importância da inovação nas empresas?

A inovação pode ser a chave do sucesso de negócios de diferentes ramos. Ao contrário do que vigora no senso comum, ela não está limitada a empresas de tecnologia ou àquelas que surgiram com o advento da internet.

Todo empreendimento pode se valer da inovação para conseguir crescer, o que faz com que pensar em formas de inovar seja uma constante na cabeça de quem conduz o negócio. Inovar é uma das maneiras de não ficar para trás da concorrência.

Mas, para não utilizar esse termo de forma vazia, é preciso entender o que, afinal de contas, é a inovação. Embora o significado possa variar de acordo com o contexto e o tipo de aplicação, de forma geral, podemos definir inovação como a exploração de forma bem-sucedida de novas ideias.

Por sua vez, ela é diferente de outros termos, como a criatividade. Alguém que é criativo e não coloca suas ideias em prática fica apenas na imaginação e não produz resultados efetivos. Da mesma forma, inovação não significa necessariamente uma invenção de um novo produto diretamente do zero. Ela pode ser a evolução ou uma melhoria significativa de algo que já existe.

Existem diferentes tipos de inovação. Ela pode estar, por exemplo, no produto, quando a mudança gera uma alteração na maneira como ele é percebido pelo público. Outra forma de inovação é aquela localizada nos processos, que pode não alterar o produto final, mas que modifica a maneira como ele é produzido, geralmente reduzindo custos ou elevando a produtividade. Temos, ainda, a evolução do modelo de negócio, quando uma nova forma de levar o produto ao consumidor é colocada no mercado.

Seja qual for o tipo de inovação, ela deve ser viável, principalmente do ponto de vista financeiro. Com isso, as diferentes formas de inovar podem aumentar as margens de lucro, incrementar os resultados e, ainda, permitir o acesso a novos segmentos do mercado, o que seria difícil se não fossem implementadas as alterações geradas a partir dos processos de inovação.

Quais as principais inovações que já são aplicadas nas empresas?

Melhor do que entender o conceito de inovação é ver alguns exemplos práticos de produtos e processos que foram mudados por meio de ideias inovadoras. Por isso, confira nossa lista com algumas demonstrações que já estão em uso.

Automação

As aplicações das automações são inúmeras. Por meio delas, atividades antes conduzidas por humanos são efetuadas por máquinas programadas para tal função. O emprego de tal tecnologia é ideal para substituir a ação humana em atividades repetitivas ou que precisem de plena atenção para que não saiam errado. Isso vai desde o envio de e-mails até a gestão financeira.

Assim, a automação deve ser empregada por quem quer reduzir a sua margem de erro nessas tarefas e eliminar o uso de esforço desnecessário.

Powered by Rock Convert

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode ser utilizada tanto para a interação com o público quanto internamente, para colaborar para a tomada de decisões e a melhoria da produtividade na sua empresa.

Chatbots e assistentes de voz ajudam a entender quais são as necessidades dos clientes e a solucionar seus problemas de forma ágil e prática. No dia a dia da administração do negócio, a Inteligência Artificial se utiliza de dados coletados para identificar as melhores soluções para problemas, bem como para avaliar o desempenho dos colaboradores.

Negócio como plataforma

Os negócios que funcionam como uma plataforma são uma ideia mais recente e estão extremamente ligados à internet. É o caso da Uber, por exemplo, que conecta motoristas e passageiros e recebe por isso sem que seja necessário ter nenhum carro sob sua propriedade.

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que permite a criação de cenários 3D sobre um cenário real, possibilitando a simulação de diversas situações e a imersão do usuário. Com isso, os usos dela são muitos.

No caso das empresas, a realidade virtual pode ser utilizada para mostrar ao cliente os produtos e serviços oferecidos de forma que permita que ele tenha a sensação de estar com o item em mãos ou no local onde o serviço será prestado.

Fontes sustentáveis de energia

A procura por fontes alternativas de energia é uma constante, diante dos frequentes aumentos de preço e da crescente preocupação com a sustentabilidade. Dentre as opções que mais se destacam, está a energia solar, que converte os raios do sol em eletricidade, tornando-se uma fonte renovável e limpa de fornecimento.

Mas a inovação nesse setor pode ir além. Já estão desenvolvidas telhas de formato tradicional que captam a energia do sol. Outros pontos que prometem ganhar ainda mais espaço são os postos de reabastecimento que captam energia solar para recarregar veículos elétricos.

Como acompanhar as tendências de inovação?

Por mais que seja importante, a inovação não surge de forma espontânea. Quase sempre, ela precisa de um ambiente propício. Por isso, incentivar a inovação em sua empresa é a melhor maneira de acompanhar as tendências e não ficar para trás.

Para que a busca pela inovação seja incorporada às práticas do seu negócio, forneça incentivos, como cursos e palestras sobre o assunto, para que os colaboradores se sintam envolvidos e percebam o potencial que a aplicação bem-sucedida de novas ideias pode ter para o desenvolvimento do negócio.

Assim, a inovação nas empresas é componente fundamental para que elas se mantenham competitivas e possam oferecer ao mercado diferenciais que não estejam presentes em suas concorrentes, aumentando a sua chance de conquistar novos clientes e fazendo o lucro crescer.

Gostou de entender mais sobre a inovação nas empresas? Então, compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro desse tema.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados