Descubra o que são inversores solares e como eles funcionam!

3 minutos para ler

Felizmente, a energia solar vem ganhando espaço, tanto no Brasil quanto no mundo, diante da necessidade ambiental e econômica de contar com fontes limpas e renováveis de energia. Mas, para contar com os benefícios do sol como fonte energética, é preciso instalar equipamentos adequados, que têm componentes específicos que fazem a conversão da luz que chega do céu em eletricidade.

Um desses itens é o inversor solar, que desempenha função essencial no mecanismo de funcionamento de um painel fotovoltaico. Assim, neste texto, explicamos o que são os inversores solares e como eles funcionam. Boa leitura!

O que é um inversor solar?

De forma geral, um inversor solar é um equipamento eletrônico que converte a corrente contínua gerada no painel fotovoltaico em corrente alternada, adequando o padrão de consumo utilizado em empresas e residências. Ou seja, sem o inversor, a energia gerada por meio da captação dos raios solares não seria capaz de alimentar os aparelhos conectados à rede.

A aparência de um inversor solar é de uma caixa metálica com alguns botões na parte exterior. Em residências, sua instalação, geralmente, acontece próxima ao quadro de luz. Já em indústrias, o equipamento fica acondicionado em uma sala própria, na maioria dos casos.

Como os inversores solares funcionam?

Uma boa forma de entender como funciona um inversor solar é pensando nos sistemas fotovoltaicos como organismos. Assim, imagine as placas solares como um coração, que, em vez de sangue, bombeia energia de forma constante. O inversor solar, por sua vez, pode ser comparado ao cérebro, ajustando a corrente elétrica conforme a necessidade.

Powered by Rock Convert

As correntes elétricas são os fluxos de elétrons, partículas do átomo que carregam energia. Se esses elétrons seguem uma direção única, diz-se que a corrente é contínua. Quando a direção muda, temos uma corrente alternada.

Dessa maneira, um inversor solar, por meio dos seus componentes eletrônicos, altera a direção do fluxo de elétrons, adequando a corrente elétrica ao ideal para abastecer a instalação residencial ou industrial. Em sistemas conectados à rede elétrica da distribuidora, os inversores têm a função adicional de sincronizar a corrente e a tensão do sistema fotovoltaico com a energia fornecida pela companhia de energia elétrica.

Qual a importância de se contar com inversores solares de qualidade?

Com raríssimas exceções, os inversores solares são indispensáveis para o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos. Eles garantem que a energia produzida seja compatível com os equipamentos presentes em casas, empresas e indústrias.

Para que o inversor funcione a contento, é preciso seguir algumas recomendações. A primeira delas diz respeito ao nível de eficiência do dispositivo, que precisa ser superior a 94%. A outra recomendação orienta sobre a segurança de equipamentos elétricos, que deve estar de acordo com a norma técnica que regulamenta o assunto.

É importante que a compra e a instalação dos inversores solares sejam feitas junto a empresas capacitadas a prestar esse serviço e com boa reputação no mercado, para que problemas não surjam, já que esses equipamentos têm uma vida útil bastante longa, principalmente se as orientações de manutenção forem seguidas conforme estipuladas pelo fabricante.

Interessa-se por energia solar e outros assuntos relacionados à sustentabilidade? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos por e-mail.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados