Energia solar em empresas: veja as vantagens e como escolher a ideal

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A energia fotovoltaica vem ganhando destaque nos últimos anos graças aos benefícios que têm atraído cada vez mais adeptos. Ela consiste na produção de eletricidade por meio da captação dos raios solares, através do uso de equipamentos de alta qualidade e de uma tecnologia bem desenvolvida.

Além da ampla participação no ambiente residencial, o uso de energia solar em empresas tem crescido e tornado-se um ótimo investimento para negócios de pequeno, médio e grande porte. Isso porque ela contribui em diversos aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Neste texto, falaremos sobre os principais benefícios dessa tecnologia para as empresas e sobre como escolher uma companhia que forneça esse serviço. Então, continue lendo para obter todas essas informações.

Quais as vantagens da energia solar para empresas?

Entenda como a energia solar pode beneficiar o seu negócio a seguir.

Economia

Uma das grandes vantagens da energia solar em empresas é a economia em longo prazo que essa tecnologia proporciona. Quando é instalado um sistema de energia solar fotovoltaica, ele passa a gerar eletricidade e a substituir as fontes usuais de energia. Dessa forma, desde o primeiro uso, ocorre economia com a conta de luz.

Os descontos na fatura variam entre 50% e 95%, e o consumidor pode chegar a pagar apenas a taxa da concessionária. Se, para os consumidores domésticos, isso representa uma grande diferença no orçamento familiar, para os empresariais, é ainda mais significativo.

Com computadores, lâmpadas, condicionadores de ar e equipamentos específicos de trabalho ligados durante a maior parte do dia, a energia elétrica costuma ser um dos grandes vilões, consumindo boa parte da lucratividade.

Assim, o capital que for poupado pode ser aplicado em melhorias internas e no desenvolvimento da empresa. Em longo prazo, o gasto com os equipamentos fotovoltaicos se transforma em um investimento, já que a economia com eletricidade acaba cobrindo os custos com a aquisição de energia.

Marketing verde

Quando se fala em marketing verde, trata-se da estratégia usada pelas empresas para criar uma imagem mais atrativa para a marca. Isso pode ser feito por negócios que, por exemplo, realizam reciclagem de lixo, reduzem a utilização de água e economizam energia. Assim, por meio de medidas ambientalmente amigáveis, consumidores com consciência ecológica passam a ser atraídos pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa por saberem que aquilo que estão adquirindo tem menor impacto na natureza.

Pensando nisso, adotar o uso de energia solar em empresas é também uma boa estratégia de marketing. Evitando o uso de fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis, ou daquelas que têm grande impacto para instalação e geração, como as hidrelétricas, a corporação passa a cativar o público preocupado com o futuro do planeta.

É importante salientar que não há geração de gases poluentes ou de qualquer outro tipo de resíduo na produção de energia solar. Seu impacto é local, e a estrutura dos equipamentos ajusta-se facilmente às construções.

Incentivo fiscal e linhas de financiamento

Há, ainda, outra vantagem econômica além da redução dos gastos com a conta de luz. O incentivo fiscal facilitou muito a aquisição de sistemas fotovoltaicos, já que, em grande parte das unidades federativas, os consumidores são isentos do ICMS em relação à energia solar produzida que é injetada na rede.

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Existem também linhas de financiamento especiais para aquisição de equipamentos fotovoltaicos. Esse é o caso do BNDES Finame – Energia Renovável, um programa de financiamento voltado para a aquisição e a comercialização de equipamentos de energia renovável, como a solar, a energia eólica e os aquecedores solares. O Construcard, da Caixa Econômica Federal, é um programa para financiamento de materiais de construção, e, nisso, o banco inclui equipamentos, como os painéis de energia solar.

Sustentabilidade

A grande importância de adotar medidas que sejam mais amigáveis ao meio ambiente é que elas contribuem para a sustentabilidade. Ser sustentável é ter viabilidade econômica, ambiental e social no decorrer do tempo. Dessa forma, empresas que, hoje, preocupam-se em ser sustentáveis garantem a sua permanência no mercado no futuro.

Em um mundo com demandas energéticas cada vez maiores, adotar uma forma alternativa de energia é uma maneira de diminuir os impactos causados pelas diversas usinas e pela queima de combustíveis poluentes. Utilizar uma fonte praticamente inesgotável, como o sol, é garantia de ter eletricidade no futuro. Por meio da troca feita com a concessionária, não faltará energia para quem investe na tecnologia fotovoltaica.

Alta durabilidade e pouca manutenção

Como citado, a economia gerada pela energia solar em empresas ao longo do tempo acaba se transformando em um tipo de investimento. No entanto, isso não seria possível se os equipamentos tivessem baixa resistência e se fosse necessário trocá-los todos os anos, por exemplo. Os elementos de um sistema fotovoltaico são construídos de maneira responsável e passam por rigorosos testes de resistência.

Assim, as placas solares têm alta resistência às chuvas e à tempestade — até mesmo, à precipitação de granizo. O calor do sol também não constitui um problema para esses equipamentos, o que é imprescindível, já que a eletricidade depende da incidência do sol. Os módulos têm durabilidade garantida pela fabricação de 25 anos, mas existem sistemas que estão em funcionamento desde a década de 1970.

Junta-se a essa alta durabilidade a baixa necessidade de manutenção. A manutenção praticamente se resume a uma lavagem anual dos painéis com água e sabão neutro para tirar a camada de poeira, de folhas e de excrementos de pássaros que podem prejudicar a eficiência energética. Somente em regiões mais secas que essa limpeza talvez precise ser feita duas vezes ao ano, mas, em geral, uma chuva limpa os resíduos sem grandes problemas.

Como implementar essa estratégia na empresa?

Depois de entender os principais benefícios, saiba, abaixo, como obtê-los da melhor maneira.

Escolha o sistema ideal

Para gerar a economia necessária, é preciso escolher o equipamento que seja mais adequado à realidade do local em que será instalado. Existem sistemas que não são conectados à rede, e eles facilitam o acesso à eletricidade em locais remotos onde a rede convencional não chega. Mas a energia solar em empresas deve ser aquela conectada à concessionária, chamada de On Grid. Dessa forma, quando houver baixa insolação, as atividades não serão prejudicadas pela falta de eletricidade, já que a concessionária fornecerá o que for necessário.

Também é preciso que a quantidade de painéis instalados seja correspondente ao consumo médio da corporação, evitando alguma dor de cabeça no futuro.

Escolha uma boa empresa

Para garantir todos os benefícios e para que o investimento não seja jogado fora, é preciso escolher com cuidado a empresa que fornecerá os equipamentos fotovoltaicos e que fará a instalação do sistema. Por isso, procure empresas especializadas nessa tecnologia e que tenham experiência na área. Analise o feedback de clientes anteriores e verifique como é o acompanhamento do pós-venda. E, claro, fique atento aos preços, que não devem ser muito acima ou muito abaixo da média do mercado.

Chegado ao fim deste texto, você já sabe os principais benefícios da energia solar em empresas e como escolher um sistema ideal e um bom fornecedor desse serviço. Acertar nessas escolhas é essencial para que seu investimento tenha retorno e para que o sistema fotovoltaico funcione bem!

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em energia solar!

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