RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DAS EMPRESAS: SAIBA COMO IMPLEMENTAR!

4 minutos para ler

Pautas envolvendo questões ambientais estão cada vez mais fortes, principalmente diante de um cenário em que atitudes novas são necessárias para reverter o quadro sério de degradação da natureza. No entanto, como os negócios podem ajudar nisso? Nesse sentido, é que ganha força o conceito de responsabilidade social das empresas.

Além de fazer a sua parte colaborando para a preservação do meio ambiente, reforçar esse aspecto pode representar uma vantagem competitiva, uma vez que cada vez mais clientes levam isso em conta na hora de consumir. Por isso, leia o texto e entenda o que significa a responsabilidade ambiental das empresas e como aplicá-la!

O que é responsabilidade ambiental?

A responsabilidade ambiental é compreendida como o conjunto de hábitos e atitudes, sejam individuais, sejam coletivos, que visam a minimizar o impacto das atividades humanas sobre o planeta ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento sustentável.

Também cada vez mais utilizado, o desenvolvimento sustentável (ou, ainda, sustentabilidade) se refere à capacidade de mantermos nosso ritmo de crescimento social e econômico sem que isso comprometa o acesso das futuras gerações aos recursos naturais necessários a elas.

Por que esse conceito é tão importante?

As empresas devem ter como compromisso desenvolver práticas que reforcem sua responsabilidade ambiental, independentemente do ramo em que atuam e do tamanho do impacto que geram ao meio ambiente. Com essa onda de conscientização, as companhias passam a ter um papel que vai além da geração do lucro e de vagas de emprego ou do pagamento de impostos.

Ao colocar tal conceito em prática, a empresa colabora não apenas para o meio ambiente, mas para a sua própria imagem, que tende a ganhar mais destaque no mercado. Além disso, muitas das atitudes colocadas em prática visando a ampliar a responsabilidade ambiental contribuem para a redução de custos, outra preocupação constante de quem administra um negócio.

Powered by Rock Convert

Como fortalecer a responsabilidade ambiental das empresas?

Dependendo do setor em que a empresa exerce suas atividades, a legislação já obriga que ela tome diversas atitudes que visam à conservação ambiental. De todo modo, é preciso e possível sempre fazer algo a mais. Isso não significa que, para fortalecer a responsabilidade ambiental, medidas drásticas precisem ser tomadas, conforme mostramos nas recomendações a seguir.

Reduza o uso de produtos descartáveis

Evite o uso desnecessário de papel, principalmente para impressão. Prefira formatos digitais. Porém, quando for realmente necessário efetuá-la, nunca despreze o verso do papel.

Ademais, na hora de beber água ou café, incentive a adoção de copos e canecas reutilizáveis.

Elimine o desperdício de água

Verifique se não há vazamentos em canos e torneiras, já que, mesmo que pequenos, eles podem significar uma elevação no consumo. Instale misturadores de ar na torneira, que aumentam o tamanho do fluxo d’água, e oriente todos os colaboradores a serem conscientes com o uso do líquido. Considere a possibilidade de empregar a água de reuso ou da chuva para atividades menos nobres, como nas descargas ou na lavagem de áreas externas.

Invista em energia solar

Além de cara, a energia proveniente das distribuidoras, geralmente, é gerada causando diversos impactos ambientais. Dessa forma, a energia solar contribui tanto para diminuir o tamanho desse rastro quanto para reduzir a fatura no final do mês, já que o sol se torna uma fonte limpa e barata para suprir o fornecimento na sua empresa.

A responsabilidade ambiental das empresas, além dos benefícios já mencionados neste texto, pode e deve fazer parte da sua marca e do seu posicionamento de mercado. No entanto, para isso ser concreto, é preciso que as atitudes ambientalmente responsáveis sejam colocadas em prática.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas compreendam a importância desse tema.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados