5 dicas infalíveis sobre como economizar energia nas férias

6 minutos para ler

A chegada das férias muda (e muito!) a rotina de uma família. Os momentos de descanso e lazer são muito benéficos, mas o lado financeiro pede uma atenção especial nesse período. Afinal, não só os gastos com entretenimento costumam aumentar — as contas de casa também podem custar mais caro.

É o caso, principalmente, da conta de luz. Já que a família está passando mais tempo em casa, é normal que o consumo de energia aumente. O que pode causar um grande efeito, dependendo da bandeira tarifária. Entretanto, alguns cuidados podem ajudá-lo a sentir menos consequências na sua conta bancária. Então, que tal saber como economizar energia nas férias? Confira nossas dicas neste post!

1. Planejar programas interessantes para as férias

Um dos primeiros cuidados que você pode ter para diminuir o consumo de energia na sua casa durante o período de folga é separar tempo para viver experiências fora da residência. Essa estratégia não é útil apenas para economizar com a luz: as crianças, com certeza, valorizam bons programas nas férias.

Nada como ter momentos de diversão em família, certo? Eles tornam as semanas fora da escola mais interessantes e evitam que seus filhos sintam tédio ao passar vários dias em casa. Gastar muito dinheiro com lazer não precisa ser uma preocupação, pois é possível aproveitar diversas opções baratas ou gratuitas.

É comum que as cidades organizem projetos durante as férias escolares. Assim, certamente há muito o que fazer nos parques, praças e shoppings perto de você. Além disso, alternativas como praia, cinema, circo e várias outras podem ser muito atrativas para a sua família.

Aproveitar o tempo livre para planejar uma viagem é outra ótima maneira de se divertir. E ainda ajuda a saber como economizar energia nas férias, se você tiver alguns cuidados essenciais — retirando os aparelhos das tomadas ou desligando a chave geral em casos de viagens longas, por exemplo.

2. Evitar dormir com a TV ligada

Se as crianças já adoram assistir televisão e brincar com celulares e videogames, imagine o que acontece nas férias! É de se esperar que o consumo de energia aumente bastante entre elas. Por isso, esse aspecto merece uma atenção especial dos pais.

Uma dica é aproveitar a oportunidade para conscientizar seus filhos sobre a utilização da energia. É muito importante que eles aprendam sobre o funcionamento dos aparelhos elétricos, a sustentabilidade e algumas formas simples de contribuir com a economia da casa.

O cuidado de desligar o que não está em uso é algo que pode ser feito por todos. Então, converse sobre isso com as crianças. Se elas têm o hábito de pegar no sono em frente à TV, você pode programar o aparelho para desligar em determinada hora, evitando o desperdício.

3. Controlar o uso de energia durante o dia

O aumento da conta de luz durante as férias não se deve só à televisão ou ao computador. Na verdade, praticamente todos os aparelhos de uma casa são mais exigidos nesse período. Até mesmo a geladeira é utilizada mais vezes — já que pessoas entediadas, muitas vezes, desenvolvem a mania de olhar o que tem para comer.

Passando um tempo maior em casa, a família tem a oportunidade de prestar mais atenção no consumo para aprender como economizar energia nas férias. Em relação à geladeira, é importante evitar a abertura desnecessária, porque o contato com o ar quente aumenta o consumo. Por motivo semelhante, espere os alimentos esfriarem antes de guardá-los.

Controlar as luzes é um exemplo. Nas férias — e durante todo o ano — procure priorizar a luz natural, abrindo portas e janelas. Além disso, mantenha as lâmpadas apagadas quando o ambiente da casa não estiver sendo utilizado.

Evite, também, o uso do ar-condicionado durante as manhãs e tarde, já que são períodos que exigem mais do aparelho. Uma dica para contar com ele sem gastar muita energia é não colocar a temperatura em graus muito baixos. Lembre-se, ainda, de fechar o ambiente quando estiver usando o aparelho, para manter o clima ameno.

4. Reduzir o tempo de banho

A quantidade de banhos é outro fator que aumenta quando a família está de férias — especialmente se o clima da cidade estiver quente. Quem usa chuveiro elétrico pode aproveitar o calor para utilizar a chave no modo verão. Como é desnecessário aquecer a água para o banho, você economiza bastante energia.

Se não é viável dispensar o banho aquecido na sua casa, ainda há formas de diminuir o consumo nesse ponto, como reduzir o tempo debaixo do chuveiro. Assim, mesmo que a quantidade aumente, banhos mais rápidos proporcionarão um efeito menor na conta de luz.

Lembra-se da nossa primeira dica, sobre planejar momentos de lazer fora de casa? Ir à praia ou à piscina é sempre uma boa opção para quem tem crianças. Elas se divertem muito e ainda aliviam o calor.

5. Retirar os aparelhos da tomada quando não forem utilizados

Por fim, uma boa dica para economizar energia durante as férias escolares é tirar os equipamentos da tomada se eles não estiverem sendo utilizados. Com exceção de poucos aparelhos em casa (como a geladeira), é possível fazer isso com quase todos os eletros que você utiliza.

A justificativa para fazer isso é economizar a energia gasta no modo stand-by ou espera. Objetos como televisão e videogame podem gastar uma quantidade significativa de luz mesmo quando não estão ligados. Isso acontece, principalmente, com modelos mais antigos. Por isso, tirá-los da tomada nesses momentos é essencial.

O computador é outro bom exemplo nesse aspecto. É comum que as pessoas deixem esse aparelho ligado durante todo o dia, mesmo sem usar por muito tempo, mas desligar o estabilizador proporciona grande economia. E, quando você for dar um breve intervalo, pode economizar apagando o monitor — que é o responsável pelo maior consumo.

Percebeu como algumas atividades simples ajudam você a saber como economizar energia nas férias? Não se esqueça de que manter essas ações é interessante para todo o ano. Além disso, investir em soluções duradouras, como instalar placas de energia solar, trará um grande alívio para sua conta!

E então, este post ajudou você? Continue no blog e conheça 6 fatores que contribuem para o aumento na taxa de luz!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados