Confira 5 motivos que vão te convencer a usar energia renovável

7 minutos para ler

O consumo de energia cresce constantemente no mundo todo e assegurar o abastecimento já se tornou um problema em diversas regiões. Uma alternativa para essa situação foi o uso de energia renovável, que proporciona maior segurança quanto ao abastecimento uma vez que não apresenta possibilidade de esgotamento, sendo extremamente benéfica ao meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade.

Por isso, cada vez mais, tem sido utilizada como complemento aos outros sistemas de fornecimento energético. Existem vários tipos de energia renovável e são diversas as vantagens proporcionadas por seu uso. Quer saber mais sobre esse assunto, descobrir os principais tipos e as vantagens? Então, continue a leitura!

O que é energia renovável?

Energia renovável é toda fonte que, mesmo sendo utilizada com frequência, não apresenta chance de esgotamento, pois se regenera, mesmo que seja limitada no que diz respeito à extração da energia em cada momento — uma vez que, em geral, é originada de recursos naturais, como vento, sol, marés, entre outros. Por isso, tem sido uma alternativa para problemas relacionados à geração de energia.

Quais os tipos principais de energia renovável?

São diversos os tipos de energia renovável, como: energia solar, eólica, maremotriz, da biomassa, geotérmica, hídrica, entre outras. Algumas são mais dispendiosas que outras e, em alguns casos, não são aplicáveis dependendo da região ou do local. Abaixo, destacamos as mais utilizadas.

Energia eólica

A energia eólica consiste na transformação da energia mecânica proporcionada pela força das correntes de vento em outras formas de energia, por meio de turbinas eólicas que são acionadas e rotacionadas pela força do vento. Esse torque é utilizado para impulsionar geradores elétricos que são responsáveis pela geração de eletricidade.

As centrais de energia eólica são denominadas de fazendas eólicas e os geradores utilizados podem apresentar diversas potências. No Brasil, essa energia está em crescimento, porém começou a ser utilizada em 1992, quando foi instalada a primeira turbina em Fernando de Noronha.

Energia da biomassa

A energia proveniente da biomassa começou a ser utilizada desde que as pessoas empregaram madeira para cozinhar alimentos e aquecer locais, sendo, por isso, a madeira a fonte mais comum desse tipo de energia. Contudo, outras fontes também têm sido utilizadas, como os resíduos florestais e agrícolas, resíduos orgânicos — tanto urbanos quanto industriais —, entre outros.

A biomassa é utilizada tanto para produzir eletricidade quanto para gerar combustível. No Brasil, os mais utilizados são o etanol, o biodiesel e o biogás. Porém, outras formas, como briquetes e biomassa das algas, também estão sendo empregadas para a produção de energia.

Energia hídrica

Essa fonte de energia utiliza a força proveniente do movimento da água, ou seja, a energia mecânica, e converte-a em energia elétrica. Essa energia também é muito conhecida como hidreletricidade e sua forma de geração consiste na canalização por meio de turbinas hidráulicas da água que está em queda.

Com o movimento da água, as turbinas rodam e acionam um gerador elétrico que converterá esse movimento em energia elétrica. Essa forma de energia renovável é considerada como uma das mais avançadas e maduras e, por isso, é empregada em muitos países. No Brasil, essa fonte de energia representa cerca de 70% da geração energética.

Powered by Rock Convert

Energia solar

A energia solar é uma forma de energia renovável que é criada a partir da luz e do calor do sol e consiste em captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade ou para o aquecimento de ar, água ou outros líquidos. Essa é uma fonte de energia sustentável e limpa, que apresenta um potencial muito elevado. Pode ser dividida em térmica e solar fotovoltaica.

A energia solar térmica consiste em um sistema que converte o calor da luz do sol em energia térmica, sendo usado, principalmente, para o aquecimento da água, sendo, por isso, muito conhecido como aquecedor solar. Contudo, esse sistema de energia também pode ser utilizado para gerar energia elétrica por meio da produção de vapor e da utilização de turbinas.

A outra opção existente é a energia solar fotovoltaica cujo processo consiste em converter a luz do sol diretamente em eletricidade por meio das células fotovoltaicas. Esses sistemas são instalados em telhados ou áreas com exposição ao sol. Já existem casos de utilização dessas placas em veículos. Esse tipo de sistema pode ser utilizado tanto para o autoconsumo como para a geração de energia para diversos indivíduos.

Quais as vantagens de optar pela energia renovável?

1. Redução da dependência de combustíveis fósseis

A dependência de combustíveis fósseis está muito sujeita a instabilidades tanto em relação à disponibilidade quanto em relação a questões políticas e econômicas. Já a energia renovável é mais democrática, não sendo tão afetada e instável. A energia solar é um grande exemplo dessa realidade, uma vez que todos são beneficiados diariamente com o sol, principalmente em um país como o Brasil, que está próximo à Linha do Equador.

2. Redução da conta de energia

Mesmo que a instalação dos sistemas de energia renovável, inicialmente, possa representar um maior investimento, gera uma economia significativa. No caso da energia solar, mesmo o retorno financeiro do valor investido demorando cerca de 6 anos, a partir daí, o sistema só proporcionará lucratividade até o final de sua vida útil.

3. Valorização do imóvel

Além da facilidade de instalação e manutenção, com a economia proporcionada pelas energias renováveis em imóveis, automaticamente, eles passam a ter um maior valor, uma vez que o usuário da edificação terá menores custos em relação a eletricidade e, em alguns casos, até retorno financeiro. Quando um imóvel conta com selos de sustentabilidade, seu valor pode aumentar em até 30%, conforme afirmado pela Green Building Council.

4. Benefícios ao meio ambiente

O uso de energia renovável é muito benéfico para o meio ambiente uma vez que o processo de geração proporciona menor impacto ao ambiente que os combustíveis fósseis, pois não são produzidos dióxido de carbono e outros gases relacionados ao “efeito estufa”.

Dessa forma, o ar fica mais limpo e a qualidade de vida é otimizada. Além disso, não há extinção de flora, fauna, poluição e emissão de tóxicos, sendo mais vantajoso para a qualidade de vida e para o meio ambiente de forma geral.

5. Vida útil duradoura

Os sistemas de energia renovável, em geral, apresentam elevada vida útil. Por exemplo, um sistema solar fotovoltaico apresenta mais de 25 anos de duração e um baixíssimo custo com manutenção, proporcionando um significativo retorno financeiro como consequência da instalação e do uso dessa fonte de energia.

O uso de energia renovável é cada vez mais crescente e necessário e, mesmo apresentando a necessidade de investimentos iniciais, entrega um excelente e significativo retorno, tanto financeiro quanto ao meio ambiente e à sociedade em geral.

Se você deseja colher todos os benefícios da energia renovável, é imprescindível uma instalação bem-feita e produtos de qualidade. Para isso, é essencial contar com uma empresa qualificada e experiente, como a Moove Energia. Portanto, entre em contato com a Moove e conheça os diversos serviços oferecidos. 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados