10 dicas incríveis sobre como economizar energia!

8 minutos para ler

Com as altas tarifas cobradas nas contas de luz, descobrir como economizar energia é sempre bom, não é mesmo? Desligar os aparelhos das tomadas, usar lâmpadas de LED e diminuir o tempo no banho são algumas das atitudes que você pode tomar para garantir sua economia de energia. Que tal aprender mais algumas?

Além de favorecer o seu bolso, quando você poupa eletricidade, também preserva o meio ambiente, já que muitas geradoras de energia, principalmente as de fontes não renováveis, poluem o ar e agravam o aquecimento global. É possível também optar por energias renováveis e assim, não apenas economizar, mas contribuir para o bem-estar de nosso planeta.

Então, veja as 10 dicas que preparamos para entender como economizar energia com atitudes práticas.

1. Aproveite a luz do dia e pinte a casa de cores claras

Durante os períodos da manhã e tarde não há a necessidade de lâmpadas acesas, então, por que não aproveitar melhor a luz do dia? Construções sustentáveis costumam ter janelas grandes justamente para esse fim. Então, dê preferência para as cortinas claras e deixe-as abertas durante o dia, pois, além da economia de energia, a luz natural também é ótima para aumentar a concentração e melhorar o humor.

Assim como as cortinas, as paredes de cores claras também favorecem a iluminação, tanto a natural quanto a artificial. O branco, bege, cinza claro etc., são tons que refletem a luz e, portanto, intensificam a claridade. Além disso, elas ajudam o ambiente a esquentar menos, diminuindo o consumo de energia para resfriar o cômodo.

2. Utilize lâmpadas de LED

Entre as tecnologias disponíveis para lâmpadas, a de LED é a que apresenta melhor custo-benefício. Ela gasta até 80% menos do que os outros modelos e sua durabilidade é até 4 vezes maior. Então, apesar de ser um pouco mais cara para adquiri-la, a médio prazo acaba compensando.

O conforto térmico também é uma vantagem do LED. As lâmpadas desse tipo não esquentam, ou seja, não emitem calor para o ambiente, como acontece com as fluorescentes e as halógenas. Dessa forma, ela não dificulta a climatização do cômodo, contribuindo para a economia de energia.

3. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada

Na busca de como economizar energia tanto em casa quanto na empresa, outra prática que você pode adotar é a de tirar os aparelhos da tomada quando não estiver utilizando-os. Apesar de eles parecerem desligados, ainda há corrente elétrica passando, principalmente se existir uma função “stand by”. Então, ao terminar de usar, tire da tomada tudo que você puder.

Faça isso com os carregadores, micro-ondas, computadores, notebooks, secadores de cabelo, televisão etc. Você terá uma grande surpresa só de adotar essa prática.

4. Evite remendos em cabos

Essa prática, além de desperdiçar parte da energia que trafega, também gera risco de incêndio. Acontece que fios desencapados ou mal remendados podem ficar constantemente com corrente elétrica, e isso é capaz de gerar choques e até curto-circuitos.

Então, a dica é pedir a ajuda de um profissional para que ele faça uma revisão em toda fiação da sua casa ou empresa, com o objetivo de eliminar qualquer ponto de remendo ou falha. Assim, além de economizar energia, você garantirá mais segurança no local.

Também não utilize extensões e adaptadores sem necessidade, pois a quantidade de aparelhos ligados no mesmo filtro causa aquecimento e mais consumo.

5. Desligue o ar-condicionado e use as funções do aparelho

Em dias quentes é impossível deixar o ar-condicionado desligado, mas algumas estratégias podem ajudá-lo na economia de energia. A primeira é manter a manutenção em dia, e a segunda é usar funções timer e sleep — que, inclusive, são muito úteis.

Programe o aparelho para ligar, por exemplo, uma hora antes da sua chegada na empresa e desligar uma antes de você sair. Assim, não será preciso usar o modo turbo para esfriar mais rápido ao chegar no local e, na última hora de trabalho, o ar já frio do ambiente será suficiente para o conforto até o fim do expediente.

Powered by Rock Convert

Já a função sleep é muito útil para usar em casa. Com ela, o ar-condicionado aumenta 1 grau a cada hora e, assim, mantém conforto térmico sem gastar muita energia. Como o próprio nome já diz, essa programação foi feita pensada justamente para a hora de dormir, pois de madrugada tende a ser mais fresco e a temperatura do nosso corpo também diminui quando estamos dormindo.

6. Prefira eletrodomésticos com selo Procel

O Selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é um indicativo de que determinado equipamento é mais eficiente e econômico. Além disso, ele foi criado justamente para promover a economia de eletricidade, atendendo a alguns parâmetros estipulados pelo programa. Por isso, dar preferência para os produtos com esse selo é uma prática importante de como economizar energia.

7. Diminua o tempo no banho ou use sistema de aquecimento

Algo que pode atrapalhar o seu projeto de como economizar energia é o chuveiro elétrico, que consome bastante — principalmente nos dias mais frios. A atitude imediata pode ser diminuir o tempo no banho, mas existem outras soluções, como instalar um sistema solar de aquecimento de água.

Esse sistema consiste em placas coletoras de radiação solar que utilizam o calor para aquecer a água que passa pelas tubulações de cobre da instalação e depois fica armazenada em um boiler. Essa água quente, então, poderá ser usada não só no banho, mas em todas as torneiras da sua casa, caso você tenha as tubulações para tal.

8. Instale sensores de presença e dimmers

Você já percebeu que uma lâmpada ficou acesa por horas sem necessidade? Esse problema pode ser facilmente resolvido instalando sensores de presença em algumas áreas da empresa ou residência.

Em casa, esse dispositivo é útil em varandas, corredores e banheiros sociais — prefira modelos que funcionem apenas durante a noite. Já em empresas, opte por sensores de presença em todas as áreas utilizadas apenas para passagem, banheiros e salas em que as pessoas ficam apenas pequenos períodos.

O dimmer é outro recurso tecnológico que ajuda a economizar energia. Ele é um aparelho que controla a intensidade da luminosidade das lâmpadas. Assim, você pode ajustar o brilho para tarefas que exigem mais claridade e manter o ambiente um pouco escuro em momentos de relaxamento e descanso, por exemplo.

9. Use melhor seus eletrônicos

Para quê deixar uma televisão ligada sem ninguém assistindo? Ou ainda um freezer ligado com poucas coisas armazenadas nele? Observe sua casa e empresa e busque por eletrônicos que estão ligados sem necessidade.

Em casa, acumule mais peças para economizar a cada lavagem. Escolha também as funções rápidas para roupas pouco sujas. O mesmo vale para o ferro de passar: prefira utilizá-lo uma vez por semana e passar todas as roupas de uma vez. Atitudes que podem virar um hábito e serão fundamentais para a economia de energia.

10. Utilize um sistema de energia solar

Já pensou em algo que fizesse você economizar até 95% na sua conta de luz? É isso que um sistema de energia solar faz, e é muito mais acessível do que você imagina. Ela é sustentável, limpa e renovável, o que contribui para o meio ambiente — são muitas as vantagens.

A energia solar funciona com a instalação de painéis fotovoltaicos que captam a radiação solar e a transformam em uma corrente contínua de eletricidade. Um aparelho chamado inversor transforma em corrente alternada e alimenta toda a sua casa ou empresa.

Além disso, a eletricidade que você produzir e não consumir é entregue para a concessionária da sua região e transformada em créditos. Assim, durante a noite e em dias chuvosos, quando seu sistema não funcionar pela falta do sol, você poderá utilizar a luz normalmente e depois terá o valor abatido pelos seus créditos.

Com essas dicas, ficou mais fácil entender como economizar energia? As vantagens ao fazer isso vão além dos valores na sua conta de luz, servindo também como uma contribuição para o meio ambiente, pois há opções sustentáveis e limpas de se ter energia elétrica em casa e na empresa.

A já citada energia solar tem um ótimo custo-benefício, pois a economia é tanta que o investimento da instalação é retornado em menos de cinco anos em muitos casos. Portanto, vale a pena considerar essa opção. A Moove Energia Solar é uma empresa que atua na região norte do Brasil e pode ajudá-lo a fazer esse cálculo e economizar muito.

Entre em contato com a Moove e saiba mais sobre como economizar energia com um sistema solar.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta