Confira 6 impactos ambientais causados pelas fontes de energia

5 minutos para ler

As fontes de energia são muito importantes para o desenvolvimento da humanidade. São elas as matérias-primas que movem automóveis, indústrias, lâmpadas e a fabricação de produtos. Não há como negar a relevância de descobertas e novas tecnologias nessa área, principalmente devido ao aumento populacional, mas ultimamente a maior preocupação é com os impactos ambientais causados pelas fontes de energia.

Hoje, a busca constante é para expandir o uso de fontes sustentáveis e renováveis. São aquelas que não causam danos ao meio ambiente ao serem transformadas em energia e são provenientes de matérias-primas infinitas. 

Para entender a relação da energia com a natureza, confira agora 6 impactos ambientais causados pelas fontes de energia.

1. Combustíveis fósseis: emissão de gases poluentes

Matérias-primas como o carvão, petróleo e o gás natural são encontradas na natureza, mas não são renováveis, considerando que elas demoram milhares de anos para se renovarem. O impacto ambiental causado por esses tipos de combustíveis fósseis vem da utilização em usinas termelétricas.

Os combustíveis são queimados para aquecer a água, provocando o vapor que movimenta as turbinas e gera energia. No processo de queima, gases tóxicos são despejados na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, problemas respiratórios, poluição etc.

2. Nuclear: risco de graves acidentes nucleares

As usinas nucleares funcionam como as termelétricas, mas com combustíveis muito mais perigosos: urânio e plutônio. Na fissão para gerar o calor, eles produzem material radioativo. Embora os acidentes sejam raros, a gravidade de um possível dano é algo a ser considerado.

Uma explosão pode atingir não apenas a usina, mas toda a região em volta, além de contaminar o solo e a atmosfera por muitos anos. Ou seja, um grande impacto ambiental pode ser provocado com o uso da energia nuclear.

3. Biomassa: mau cheiro, queimadas e desmatamento

A biomassa é obtida a partir de matéria orgânica, sendo a mais comum o bagaço da cana. Ela também é um tipo de combustível para usinas, semelhante às termelétricas. A diferença é que, neste caso, os gases emitidos não são poluentes, por serem de origem orgânica. De qualquer forma, eles podem, sim, causar problemas respiratórios.

Powered by Rock Convert

O impacto ambiental da biomassa está no mau cheiro que as usinas causam e na forma usada para obter energia por meio desse componente. Muitas vezes, a geração de energia por biomassa envolve queimadas em canaviais e desmatamento.

4. Hidrelétricas: inundação de ecossistemas

A energia hidráulica é gerada a partir da força das águas que fazem turbinas girarem e criar eletricidade. Ela é considerada uma fonte renovável e limpa, pois não provoca emissão de gases e a poluição das águas em seu processo. O impacto ambiental está no fato de ser necessário represar o rio e o grande lago que se forma. 

As águas inundam tudo o que há em volta para a construção das hidroelétricas, matando ecossistemas e obrigando populações a se deslocarem. O clima da região também é alterado, tornando-se mais quente e úmido, devido ao grande acúmulo de água.

5. Energia eólica: poluição sonora e visual

Uma fonte limpa de energia que tem crescido no Brasil e no mundo é a eólica. Ela praticamente não causa danos ao meio ambiente e tem sido muito utilizada no nordeste do país. Trata-se de uma fonte com alta dependência do clima, pois a sua geração de energia acontece em regiões ventiladas.

O problema é que a produtividade da energia eólica é baixa. Ela precisa de grandes instalações que poluem visualmente determinada região, é bastante barulhenta e causa a morte de aves por colisão com as turbinas.

6. Energia solar: reciclagem das placas fotovoltaicas

Outra geração de energia que vem se desenvolvendo bastante no Brasil nos últimos anos é a energia solar. Os raios solares representam a matéria-prima mais abundante em nosso país, além de ser sustentável e limpa.

Para gerar a eletricidade pela energia solar, são necessários muitos painéis fotovoltaicos, e o único impacto ambiental está relacionado à fabricação e reciclagem desses materiais. De todo modo, trata-se de uma ótima alternativa para empresas, indústrias e residências.

Os danos causados pelas fontes de energia mais usadas atualmente mostram que a prioridade deve está na procura por fontes renováveis e em incentivos para aproveitá-las cada vez mais.

Quer saber mais sobre os impactos ambientais causados pelas fontes de energia e os benefícios das fontes sustentáveis? Siga os nossos perfis nas redes sociais. Estamos sempre postando novidades no Facebook e Instagram,

Powered by Rock Convert
Posts relacionados