Confira 4 tendências em energias renováveis que você precisa conhecer

4 minutos para ler

A busca por novas fontes de energia limpa, que combinem eficiência e preocupação com a questão ambiental, é uma das grandes missões para a humanidade nestas primeiras décadas do século XXI. Por isso, frente a essa demanda cada vez maior, serão necessários grandes investimentos para encontrar formas de fornecer toda a energia necessária para as atividades humanas sem que isso prejudique ainda mais a natureza.

Felizmente, a tecnologia vem oferecendo cada vez mais opções, que contam com preços mais acessíveis e poluem menos. Dessa forma, veja quais são as principais tendências em energias renováveis que você precisa conhecer.

1. As baterias se tornarão mais eficientes e baratas

Já ficou sem bateria no seu telefone no momento em que mais precisava dele? Pois justamente a evolução desse componente, feito de lítio, é um dos principais pontos do das novas tendências em energias renováveis. Por muito tempo, as baterias eram itens caros e pouco eficientes.

Contudo, isso está mudando aos poucos, tornando-se mais fácil armazenar a energia produzida para que ela seja consumida nos horários de maior demanda. Essa evolução evita que usinas que geram energia à base de fontes não renováveis e altamente poluentes sejam acionadas nos períodos de pico, reduzindo custos e poupando a natureza.

2. O uso do carvão cairá drasticamente

O carvão ainda é uma das principais fontes de energia ao redor do globo. Esse posto traz sérios prejuízos ao planeta, já que a queima desse material libera enormes quantidades de gás carbônico na atmosfera, o que contribui para o aquecimento global e prejudica a qualidade do ar das áreas afetadas.

Porém, lentamente, o emprego desse material para a geração de energia vem perdendo espaço, o que é uma ótima notícia dentre as principais tendências em energia renováveis. Mesmo a China, a maior consumidora de carvão do mundo, vem incentivando fontes mais limpas em detrimento desse insumo poluente.

Powered by Rock Convert

Essa preocupação e a busca pela substituição do carvão fazem parte de uma tendência maior: a redução nas emissões de carbono e a implementação de uma matriz energética que polua o menos possível.

3. As opções de transporte serão movidas por eletricidade

Os carros elétricos têm o potencial de revolucionar a maneira como nos locomovemos, limpando parte da poluição gerada pelos veículos a combustão hoje em dia. No entanto, existem alguns entraves, como o preço dos modelos movidos a energia e a baixa autonomia deles (tempo em que é possível rodar sem precisar recarregar a bateria).

Todavia, a combinação de baterias melhores e com preços mais competitivos a uma maior oferta de fontes de energias limpas fará com que os carros elétricos ganhem o impulso necessário para se tornarem realmente populares.

4. As energias solar e eólica crescerão

Algumas fontes, como a solar e a eólica, devem se transformar em prioridade nos próximos anos, aproveitando o potencial que ambas têm de fornecer energia limpa e ganhando mais espaço na lista de tendências de energias renováveis. Em países como o Brasil, cuja incidência de sol e ventos é bastante grande, essa margem para deixar a matriz energética menos dependente de fontes não renováveis é ainda maior.

Para tal, deve haver incentivos para a implementação dos sistemas de captação dessas fontes, inclusive por meio de linhas de crédito especiais. Além disso, devem crescer os sistemas de geração distribuída, nos quais cada unidade produz sua própria energia e pode inserir o excedente na rede, para que outros possam consumir.

As tendências em energias renováveis indicadas neste texto podem não se concretizar, já que esse setor é muito dinâmico e novidades estão sempre aparecendo. No entanto, a perseguição dessas fontes limpas para suprir as necessidades de consumo de indústrias e residências, certamente, será uma constante.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe nosso trabalho seguindo-nos no Instagram e curtindo a página no Facebook.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados