É possível utilizar energia solar no inverno? Venha descobrir!

4 minutos para ler

Muitas pessoas, por morarem em regiões frias ou que chove bastante, pensam que a energia solar não é uma opção para elas. Mas você sabia que a energia solar no inverno funciona tão bem quanto no verão e que em muitos dias nublados também há produção de eletricidade? 

O que acontece é que no Brasil os invernos não são rigorosos e nem as chuvas tão frequentes. Cortado por um trópico e pela Linha do Equador, o país recebe bastante incidência do sol o ano inteiro, e é por isso que não temos neve, por exemplo. Isso viabiliza esse tipo de energia limpa, garantindo eficiência o ano inteiro. 

Continue a leitura para entender melhor sobre este assunto e descobrir se vale ou não o investimento em energia solar.

É possível ter energia solar no inverno brasileiro?

O Brasil é conhecido no mundo inteiro como um dos melhores lugares para geração de energia solar devido a sua localização no planeta Terra. 

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL) constatou que o lugar menos ensolarado do Brasil tem capacidade para gerar mais energia do sol do que a região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo. Sendo que, atualmente, o país Europeu é líder mundial em eletricidade gerada por meio dos raios solares.

Ou seja, apesar de existirem alguns dias nublados, o inverno brasileiro tem bastante sol, garantindo uma excelente produção por todo ano. No entanto, como o sol está em um ângulo diferente nessa época do ano e os dias são mais curtos, pode existir uma pequena variação. Instalação e produtos de qualidade tendem solucionar essa questão.

O frio atrapalha a energia solar?

Com relação ao frio, saiba que ele não atrapalha em nada a produção de energia solar. O que cria a corrente elétrica é a luz, de forma que a temperatura baixa não influencia. 

Powered by Rock Convert

Já os dias chuvosos podem ser um empecilho devido a alta nebulosidade. Porém, novamente o clima do país favorece, pois a precipitação aqui é considerada baixa. Os estados da região Norte tem chuvas o ano inteiro, mas por estarem mais próximos da linha do Equador há muita luz do sol.

Como funciona a energia solar no inverno?

A energia solar funciona da mesma forma tanto no inverno quanto no verão, já que não é a temperatura que determina seu funcionamento e sim a luz. Os painéis fotovoltaicos recebem a radiação do sol, transformam em uma corrente contínua de eletricidade e um aparelho chamado de inversor, a converte em corrente alternada, que é a que utilizamos em nossos aparelhos.

Então, o que garante um bom funcionamento do sistema ao longo de todo o ano é a sua correta instalação. Para isso, a empresa responsável deve fazer um estudo da quantidade de radiação e da posição do sol, a fim de encontrar o melhor ângulo para a fixação dos painéis fotovoltaicos.

Em alguns casos, a instalação é inviabilizada não pela falta do sol, mas de espaço para o sistema. Uma forma de resolver este problema é optar por modelos de energia solar compartilhada ou autoconsumo remoto.

A qualidade do equipamento utilizado também é importante, porque as placas não devem superaquecer, pois são feitas de silício, um material semicondutor que perde eficiência com o calor. O que garante a temperatura baixa delas não é apenas o clima, mas também a tecnologia com que foi produzida.

A energia solar no inverno é tão efetiva quanto no verão. O que garante seu funcionamento é a radiação solar, sendo que, no Brasil, por ser um país tropical, o sol incide o ano todo. Portanto, investir em painéis fotovoltaicos é uma ótima solução para apostar em uma energia limpa e diminuir bastante as suas tarifas de conta de luz.

Agora que você já sabe como é a energia solar no inverno, confira como ela funciona em dias nublados.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados