Fique por dentro dos 3 benefícios da energia solar compartilhada

4 minutos para ler

Utilizar da luz do sol para gerar eletricidade é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e também economizar na conta de luz. Porém, nem todo mundo tem espaço ou condições para instalar um sistema de painéis fotovoltaicos em casa. Para ampliar o número de pessoas capazes de gerar energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou a modalidade da energia solar compartilhada.

Esse modelo permite que uma instalação de geradora alimente mais de uma residência ou empresa beneficiando a todos. Existem três situações possíveis para usar a energia solar compartilhada. Continue a leitura para entender melhor e as vantagens.

Energia solar compartilhada

Existem três formatos de energia solar compartilhada. O primeiro é o autoconsumo remoto, que permite que você instale uma unidade geradora em um local e utilize em outro endereço os créditos acumulados. Para isso, as contas de luz dos dois locais precisam estar com o mesmo CPF ou CNPJ.

Já no caso de geração compartilhada, uma unidade geradora pode repassar seu excedente com outras pessoas em um formato de cooperativa ou com empresas, criando um consórcio. Assim, se define um percentual da geração que será distribuído.

Por fim, há o modelo de empreendimento com múltiplas unidades consumidoras em que a geradora é de propriedade de um condomínio e todos os imóveis usufruem. Nesse caso, a área comum se torna uma unidade consumidora e fica sob responsabilidade da administração do condomínio. É proibido usar essa eletricidade para vias públicas e quaisquer estruturas que não façam parte do condomínio.

Benefícios da energia solar compartilhada

1. Custo fracionado

Utilizar a energia fornecida pela radiação solar é uma excelente maneira de economizar na conta de luz e o excedente produzido é transformado em créditos para ser utilizado conforme sua necessidade. No modelo compartilhado, você ainda tem o benefício de não precisar fazer um investimento inicial alto.

Por exemplo, no caso do condomínio, a instalação pode ser dividida entre todos os condôminos, deixando o custo inicial mais acessível. Empresas que criarem um consórcio também podem ser beneficiadas, já que todas podem pagar pela implantação do sistema e depois usufruir da economia gerada.

Powered by Rock Convert

2. Mais possibilidade de usar energia renovável

A energia solar compartilhada permite que mais empreendimentos e residências possam utilizá-las, contribuindo para um país sustentável. Para que os painéis fotovoltaicos gerem uma quantidade adequada de eletricidade, eles precisam receber bastante luz do sol. Esse pode ser um desafio, já que nem sempre há espaço suficiente para a instalação do sistema.

Assim, é possível implantar a geradora em outro endereço, dividindo com outras pessoas e todos aproveitar da energia solar. Um condomínio, de prédios pode ter o sistema no terraço e os apartamentos, que nunca teriam essa opção, podem também usarem dessa fonte limpa de eletricidade.

3. Criação de um novo negócio e renda

Se você tem um sítio ou um terreno e quer implantar a energia solar, pode ainda ganhar um dinheiro extra com isso, vendendo-a para empresas ou outras residências. É o que chamamos de Usina Solar, mas em uma escala menor.

Digamos que você e o seu vizinho de empresa consumam 1000 kW cada, mas você tem condições de fazer esse investimento e ele não. Então, em vez de construir algo que alimente apenas o seu negócio, é possível aumentar a capacidade da sua geradora e vende energia solar para seu colega por um custo menor do que ele pagaria para a concessionária.

Para ele, a economia acontecerá e você terá uma nova forma de gerar renda, já que depois de alguns anos o investimento se pagará e continuará dando retorno.

Como você viu, a energia solar compartilhada ampliou as possibilidades de negócios e residências usarem a eletricidade gerada pelo sol. Ao optar por um desses modelos fique atento às regras e procure uma empresa especializada para a implantação. De qualquer forma, você economizará bastante ao fazer essa escolha e ainda contribuirá para uma solução limpa de geração de energia.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da energia solar compartilhada? Então divulgue este texto nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos essas oportunidades.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados