Consumo sustentável: saiba como inseri-lo na sua rotina

6 minutos para ler

Durante o século XX, amadureceu o debate sobre preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ele foi proporcionado devido aos impactos negativos causados pela industrialização e urbanização acelerada das cidades, que foi responsável por desmatar florestas e poluir rios. Uma das alternativas que especialistas apresentaram para esse problema foi o desenvolvimento do consumo sustentável.

Embora o termo seja familiar, muitas pessoas ainda desconhecem o seu real significado e não sabem como colocá-lo em prática. Para esclarecer essa questão e indicar práticas sustentáveis que você pode adotar em seu cotidiano, preparamos este artigo. Acompanhe!

Saiba o que é consumo sustentável e por que o conceito é fundamental na atualidade

O consumo sustentável consiste em uma série de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços, com a finalidade de diminuir ou eliminar os impactos ao meio ambiente, promovendo a preservação da fauna, flora e demais recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico, diminuindo a poluição do ar e dos corpos d’águas e contribuindo para uma vida mais harmônica entre homem e natureza.

Isso se torna necessário na atualidade, pois a ‘capacidade de carga’, isto é, capacidade do meio ambiente de repor seus próprios recursos, como madeira, petróleo, água, dentre outros, está no limite. De forma resumida, estamos consumindo os recursos do nosso planeta tão rapidamente que ele não consegue fazer a reposição em tempo hábil, prejudicando as futuras gerações de todas as espécies.

Confira as principais dicas de como aplicar o consumo sustentável

Abordaremos agora as principais dicas para praticar o consumo sustentável. Confira!

Prefira serviços e produtos ecológicos

Diversos produtos e serviços, que variam desde alimentos à moradia têm buscado soluções ecológicas, que minimizem a degradação do meio ambiente. Nos alimentos, estas soluções podem ser a utilização de defensivos orgânicos e irrigação inteligente. Na moradia, pode ser aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, além da utilização de fontes de energias limpas.

Para saber se um produto ou serviço adota posturas e soluções ecológicas, é necessário averiguar os selos que ele contém. Estes selos variam de acordo com a natureza do produto ou serviço, mas geralmente são colocados em locais bem visíveis da embalagem ou do escritório da empresa. Alguns selos são governamentais e outros são privados e internacionais, como o LEED, que certifica edificações sustentáveis.

Reduza o consumo de energia

A energia é uma das principais vilãs da sustentabilidade no mundo atual. Isso ocorre pelo fato de boa parte da energia do mundo ser produzida a partir de combustíveis fósseis, como o petróleo e carvão mineral, que além de extremamente poluentes, são fontes esgotáveis de energia.

Apesar de, no Brasil, a maior fonte produtora de energia serem as hidrelétricas, isso não quer dizer que nossa energia é sustentável, ainda que seja uma energia renovável. Para funcionar, uma hidrelétrica precisa criar uma grande represa, que afeta diretamente a fauna e a flora locais, além de comunidades ribeirinhas.

Com a redução do consumo de energia e menor demanda, serão necessários menos investimentos no setor, o que configura menor queima de combustíveis fósseis e menos aberturas de novas hidrelétricas. Além disso, você conta com a economia na conta de energia.

Powered by Rock Convert

Pratique a reciclagem

Se a capacidade de carga do nosso planeta está saturada, além de reduzir o consumo, é importante reutilizar e reciclar os materiais. A reutilização funciona quando é dado um novo uso para um material. Por exemplo, uma garrafa pet que se torna um jarro para plantas.

Já a reciclagem é um processo mais complexo, que envolve, geralmente, uma transformação do material para que ele retorne ao seu estado original e volte a cumprir a sua função inicial. Como exemplo, temos o papel reciclado.

Evite andar de carro

O automóvel é outro grande vilão do meio ambiente nos séculos XX e XXI. Isso ocorre, principalmente, por conta dos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, utilizados para alimentar o motor. Eles contêm uma série de substâncias tóxicas que são prejudiciais ao meio ambiente, especialmente para a atmosfera.

Entre as substâncias tóxicas, podemos destacar dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que além de prejudicarem a saúde respiratória do ser humano, contribuem para efeitos nocivos como destruição da camada de ozônio e chuva ácida.

Use sacolas retornáveis

As sacolas são feitas, geralmente, de polímeros, que são produzidos a partir do petróleo. Elas demoram centenas de anos para se decompor, e acabam por se acumular no espaço natural, seja em florestas, seja em rios e até mesmo no mar, além de entupir bueiros nas cidades, o que contribui para alagamentos.

Quando elas chegam aos rios e mares, são extremamente nocivas para a vida aquática, pois animais como as tartarugas confundem as sacolas plásticas com animais da sua cadeia alimentar, como as águas-vivas, e acabam as ingerindo. Dentro do organismo destes animais, a sacola pode levá-los até mesmo à morte.

Evite o consumo descontrolado

Reduzir é uma das premissas mais importantes do consumo sustentável. Entretanto, é necessário ressaltar que você não precisa abrir mão do consumo para lazer e outros itens essenciais, mas, sim, diminuir ou eliminar produtos e serviços supérfluos para o seu cotidiano. Para encontrar estes itens, é necessário sentar e organizar seus gastos mensais e analisar o que é fundamental e o que pode ser cortado.

Instale equipamentos que otimizem recursos

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, e ela deve ser vista como uma aliada da sustentabilidade, e não como uma inimiga. Ela pode ser utilizada para automatizar e racionalizar a utilização de recursos como água e energia dentro da sua empresa ou residência.

Além disso, é importante considerar a instalação de soluções como fonte de energia limpa, como a energia solar fotovoltaica, que é muito tecnológica e impacta positivamente no consumo sustentável.

O consumo sustentável é uma ação vital para que nossa sociedade alcance a sustentabilidade no médio e longo prazo. Para isso, é necessário seguir as dicas que listamos neste post e continuar sempre atento a essa questão. Que tal começar hoje um modelo de vida mais sustentável e salvar as próximas gerações?

Gostou deste conteúdo com as principais dicas para inspirá-lo a adotar o consumo sustentável? Então acompanhe a Moove Energia Solar nas redes sociais e receba mais conteúdos como este na sua timeline! Estamos no Facebook, Instagram e Google+.

Posts relacionados