As diferenças entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica

3 minutos para ler

O mercado da energia solar cresce a cada dia, e muitas opções estão disponíveis no mercado para aproveitar essa grande fonte que é a luz solar. Entretanto, algumas pessoas ainda confundem alguns conceitos básicos referentes a esse tipo de energia, como a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica.

Para acabar de vez com esse tipo de dúvida, preparamos este pequeno artigo, em que explicaremos o que é cada um desses conceitos e trataremos da diferença entre ambos. Continue lendo o texto e tire de uma vez as suas dúvidas sobre o assunto!

Saiba o que é aquecimento solar e como ele funciona

O aquecimento solar nada mais é do que um sistema que utiliza o calor do sol para aquecer a água, muito útil para diminuir os gastos com chuveiro elétrico em períodos mais frios, como a noite. Basicamente, um sistema de energia solar de aquecimento é composto por placas e reservatório.

As placas têm o papel de absorver a radiação solar e transferir o calor para a água, que deve circular no interior das suas tubulações de cobre até ser encaminhada ao reservatório térmico. Esse reservatório também é conhecido como Boiler e serve para armazenar a água aquecida. Geralmente, é feito de polipropileno ou inox.

A circulação da água quente dentro dos tubos de encanamento pode ser feita tanto de forma natural, em que a água fria empurra a água quente — e vice-versa — quanto com a utilização de meios mecânicos, com bombeamento.

Powered by Rock Convert

Conheça a energia solar fotovoltaica, como ela funciona e como pode ser utilizada no dia a dia

A energia solar fotovoltaica é a transformação da radiação solar em energia elétrica. Para que isso ocorra, é necessária a implantação do sistema de captação de energia solar, que tem os painéis solares e o inversor solar e, em alguns casos, a bateria.

O painel solar tem papel fundamental para a captação da energia solar e para transformá-la em energia elétrica. Ele deve ser instalado em locais com grande insolação, como telhados ou estacionamentos. Depois de captada e transformada, a energia vai para o inversor solar e transforma a energia produzida para que seja possível utilizá-la na sua casa ou na sua empresa.

O excesso produzido pode ser armazenado em baterias (mais raro) ou ser enviado para distribuidoras de energia elétrica, que usarão o excedente e abaterão o produzido na sua conta de energia por um modelo de compensação de créditos, que tem validade de 60 meses, que gera grande economia para o proprietário.

Veja quais são as principais diferenças

Como ponto em comum, destacamos que ambos aproveitam a radiação solar como matéria-prima para o seu sistema. O aquecimento solar, entretanto, é mais simples e utiliza menos tecnologia, o que o torna mais barato também. Porém, a sua aplicabilidade se resume no aquecimento de água para chuveiros e torneiras, muito útil para o uso residencial, enquanto que a energia solar fotovoltaica produz energia que pode ser consumida por qualquer equipamento elétrico.

Além disso, o aquecimento solar apresenta menor necessidade de manutenção e, quando ela é necessária, é menos complexa do que a manutenção do sistema de energia solar fotovoltaica.

Gostou deste texto sobre as principais diferenças entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica? Então, deixe um comentário no post com sua dúvida ou opinião sobre o assunto!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados