Descubra como investir em energia solar

6 minutos para ler

Investir em energia solar tem se mostrado uma alternativa bastante interessante para a economia na sua residência ou empreendimento. Entretanto, antes de fazer esta ação, você deve tomar alguns cuidados. Mas, afinal, quais cuidados são estes?

Para responder a essa questão, fizemos este artigo tratando sobre o tema. Nós falaremos sobre fatores essenciais para planejar e dimensionar o sistema solar. Posteriormente, daremos algumas dicas de como determinar a demanda de consumo, conhecer o cálculo da incidência solar, potência solar das placas, entre outros. Por fim, falaremos das principais linhas de financiamento existente no mercado. Confira!

Saiba quais são os fatores essenciais para planejar um sistema de energia solar

Para avaliar se há condicionantes favoráveis para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, você deve analisar fatores essenciais para fazer a tomada de decisão. Basicamente, você deve ficar atento quanto a três fatores: superfície de instalação, perfil de consumo e potência necessária a ser instalada.

Superfície de instalação

A superfície de instalação é o principal fator a ser considerado. Isso porque saber o local em que as placas serão colocadas é fundamental para estimar a produção de energia solar fotovoltaica. Há várias soluções para a instalação dos painéis solares, seja em telhados planos ou inclinados.

Dessa forma, com a pretensão de instalar um sistema com capacidade para gerar 2Kw de energia, é necessária a utilização de pelo menos 8 painéis, que demandam uma área de aproximadamente 14 m². Caso a opção seja um telhado plano ou mesmo no chão, a necessidade de espaço aumenta para quase 22 m², por conta da precisão de instalar suporte para inclinação dos painéis solares.

Há a possibilidade de fazer a instalação dos painéis solares de forma separada, por blocos, de acordo com a quantidade de água disponível no telhado. Para que seja feita uma análise melhor, é necessário que o processo de planejamento seja feito de forma antecipada e, sempre que possível, com a consultoria de profissionais e empresas especializadas no ramo.

Perfil de Consumo

A instalação do sistema solar fotovoltaico tem o objetivo de atender a demanda por energia da residência ou empresa. A análise desse perfil é fundamental para planejar o sistema de forma segura.

Potência necessária a ser instalada

Por fim, a potência a ser instalada resulta do projeto bem-feito e adequado ao perfil do consumo. Assim, a produção é otimizada na unidade, que a energia seja perdida na rede.

Confira algumas dicas para conhecer informações necessárias ao planejamento de um sistema de energia solar

Veja como determinar a demanda de consumo

A demanda de consumo pode ser determinada por meio da avaliação das contas anteriores de energia que chegaram na sua casa ou empresa. Você pode considerar tanto o consumo do último mês ou ano. Recomenda-se que se utilize uma amostragem maior para tirar a média mais exata de consumo.

Em casos de construções novas, deve ser feita uma estimativa da demanda necessária para o funcionamento do local, analisando horas de atividade que o espaço terá, assim como os eletrodomésticos que existirão.

Conheça a influência da incidência solar no planejamento do sistema de energia solar

A incidência solar é o termo técnico que utilizamos para saber quanto de radiação solar determinada região está exposta ao longo do dia. Esse valor é resultado de uma série de condicionantes, como a latitude e o nível de sombreamento da região.

Powered by Rock Convert

Por conta dessas particularidades, cada região apresenta seu próprio nível de incidência solar e este fator deve ser considerado antes de executar o painel.

Saiba qual é a potência necessária das placas para a eficiência do sistema

A potência necessária para o sistema varia de acordo com a potência dos eletrodomésticos que você tem na empresa ou na sua casa. Como cada caso é particular, a sugestão é que você conte com acompanhamento técnico profissional para a identificação destes fatores mais detalhados.

Veja quais são as linhas de financiamentos de energia solar existentes no Brasil

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social tem uma linha de financiamento exclusiva para energia solar. O financiamento abrange tanto o aquecimento solar quanto a produção de energia solar fotovoltaica. Inicialmente, apenas empresas podiam fazer a requisição do financiamento, entretanto, devido às mudanças recentes em suas políticas, pessoas físicas também podem fazer a requisição.

O Fundo Clima, nome dessa linha de financiamento, pode financiar até 80% do valor dos materiais e serviços da energia solar.

CAIXA

O CONSTRUCARD é o programa da Caixa Econômica Federal para o financiamento de energia solar fotovoltaica. O programa funciona tanto para a compra de materiais tradicionais da construção civil como equipamentos do sistema de energia solar.

A linha de financiamento apresenta algumas características interessantes, como uma taxa de juros baixa, que varia de 1,40% a 1,85% ao mês, além de um parcelamento do valor que pode chegar até 238 meses.

Outra forma interessante para financia a energia solar para a sua casa ou empresa é utilizando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — FGTS. Para fazer a requisição, você deve ter trabalhado de carteira assinada nos últimos 5 anos. Para confirmar a disponibilidade, recomendamos a visita a uma agência da CAIXA para esclarecer maiores dúvidas.

Banco do Nordeste

A linha de financiamento para energia solar do Banco do Nordeste chama-se FNE e atende aos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais.

Entre os itens financiáveis, estão os equipamentos que compõem o sistema de energia solar fotovoltaica, como inversor e painel solar.

Apresenta uma taxa de juros que varia de 6,5% a 11% ao ano. É possível financiar até 100% do valor do sistema solar fotovoltaico. Entretanto, essa opção depende das garantias de cada caso.

Sendo assim, investir em energia solar não deve ser visto como um custo, mas como um investimento. Há várias opções de financiamento no mercado e não há desculpas para não considerar esta opção para a sua residência ou empresa.

Agora que você já sabe como investir em energia solar, entre em contato com Moove Energia Solar! Temos profissionais capacitados, anos de experiência no mercado de energia solar e atuamos em quase todo o Brasil!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados