Energia solar para empresas: quando é um investimento viável?         

7 minutos para ler

Renovável, limpa e econômica, a energia solar para empresas tem atraído a atenção dos donos de negócios, sendo que a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica estima um crescimento de 44% em 2019. Esse movimento acontece porque as tarifas de eletricidade estão cada vez mais altas, comprovando que buscar por fontes alternativas realmente vale a pena.

Todo investimento dentro de uma empresa precisa ser feito com cautela. É necessário analisar o retorno, as formas de pagamento e os benefícios da inovação. No entanto, estar aberto a novas tecnologias é uma forma de se manter competitivo e ativo no mercado. Nesse sentido, a energia solar e seus benefícios podem ser um diferencial importante no seu negócio.

Entenda agora quando ela é um investimento viável e por que você deve considerar a instalação desse tipo de energia para sua empresa!

Como funciona a energia solar para empresas?

O sistema de energia solar utiliza a radiação do sol para gerar eletricidade para todos os equipamentos da sua empresa. Para isso, são instalados painéis fotovoltaicos que captam a luz do sol e enviam para um inversor. O papel desse aparelho é converter a radiação solar em eletricidade para que possa ser utilizada.

Dependendo do tamanho do sistema, você poderá produzir mais do que realmente precisa. Então, esse excedente é repassado para a companhia de energia da sua região, que o transformará em créditos. Dessa forma, à noite e em dias sem sol, será necessária a eletricidade tradicional vinda da companhia, mas você terá créditos para abater. Ou seja: você entrega o excedente, mas recebe de volta quando precisar.

Por esse motivo, todo o projeto de energia solar precisa ter autorização prévia da companhia. A facilidade, no entanto, é que não é necessária nenhuma mudança na sua rede elétrica. Atualmente, existem organizações que fazem todo o processo, passando pelo projeto, pela aprovação, pela instalação e pela manutenção.

Quando considerar a instalação das placas fotovoltaicas?

Quando houver necessidade de economizar na conta de luz

Sua empresa precisa de eletricidade para tudo — seja para iluminar um escritório, seja para manter os computadores funcionando, seja para o funcionamento das máquinas industriais. Até mesmo seu sistema de segurança consome energia. Portanto, a sua conta de luz provavelmente significa um montante considerável.

Com energia solar, você consegue reduzir a tarifa em até 90%. Dependendo do modelo do negócio e do tamanho da instalação, é possível até zerá-la, pelos créditos que você terá com sua concessionária por meio do excedente produzido.

Quando houver necessidade de segurança energética

Em maior ou menor grau, seu negócio depende da eletricidade para funcionar, certo? Então, ficar sem abastecimento por algum tempo durante períodos de seca ou apagões, por exemplo, significa uma perda na produtividade da empresa. A energia solar pode eliminar bastante dessa preocupação.

As placas fotovoltaicas instaladas produzirão energia em todos os dias de sol. Para a noite e os dias chuvosos, você precisará da eletricidade fornecida pelas companhias. Porém, isso não se torna um problema, já que é normal que se produza um excedente, que será repassado para a companhia e, em troca, ela abate a quantidade na sua conta de luz e garante o abastecimento.

Existem também formas de se armazenar essa energia não utilizada em baterias. Esse sistema não é muito utilizado porque esse componente tem um preço elevado, uma vida útil pequena e acaba não compensando. Porém, atualmente, algumas empresas, como a Tesla, têm investido forte nesse setor e prometem entregar baterias realmente eficientes. A China também se posicionou com relação ao interesse em produzir tais tecnologias até 2021.

Powered by Rock Convert

Quando houver busca por processos mais sustentáveis e marketing verde

Devido à tomada de consciência das pessoas e dos empresários com relação aos problemas ambientais de nosso planeta, tem sido cada vez mais frequente a busca por processos mais sustentáveis nas empresas. Além disso, elas acabam por ganhar visibilidade ao investir em soluções ambientalmente corretas.

O setor de marketing percebeu que existe um público consumidor valorizando produtos e serviços feitos sem prejudicar a natureza e os seres humanos. Ter energia solar na empresa se torna mais um argumento de venda, mostrando que a sustentabilidade está entre os valores do negócio.

Por fim, investidores e o próprio governo valorizam tal atitude das empresas. No caso dos investidores, eles preferem negócios com esse perfil, por entenderem que estão antenados às mudanças e abertos a inovações.

Quando houver procura por formas de concessão de incentivos fiscais

Outra questão que pode favorecer a economia gerada pela instalação do equipamento de energia solar é o incentivo fiscal. Buscando estimular pessoas físicas e jurídicas a utilizarem fontes limpas de energia, o governo criou alguns benefícios que garantem isenção ou descontos de impostos para quem tiver um microgerador de eletricidade.

Um dos benefícios é a isenção no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços pela energia produzida entregue à concessionária. Antes de 2015, os donos de microgeradores acabavam por pagar esse imposto. Descontos podem acontecer também no IPTU do imóvel, entre outros.

Quando houver desejo de fazer um investimento de longa durabilidade

Se você é do tipo cauteloso, que prefere investimentos mais seguros, saiba que, em energia solar, você terá longa durabilidade. As placas fotovoltaicas exigem uma manutenção baixa (apenas a limpeza) e duram mais de 20 anos. Até mesmo a checagem dos equipamentos exige pouca mão de obra.

Ou seja, todos os benefícios já citados continuarão com a sua organização por, pelo menos, 20 anos, sem maiores preocupações com tarifas na conta de luz.

Quando houver preferência por um investimento com retorno garantido

Por fim, ter energia solar na sua empresa significa fazer um investimento inicial, mas com a certeza do retorno. Isso porque, uma vez funcionando, você começará a economizar na conta de luz, ficando menos sujeito às variações dela e ao aumento das taxas.

Além disso, o governo oferece linhas de crédito com taxas e prazos muito interessantes para investir na instalação inicial. Você pode conseguir juros de 4% e 12 anos para pagar, com carência de até 3 anos. A Caixa Econômica Federal disponibiliza também o Construcard, com condições ainda melhores para grandes montantes.

Como você viu, a energia solar para empresas é uma solução viável e sustentável para negócios de todos os portes. É fato que será necessário um investimento inicial, mas que terá retorno, em alguns casos, em menos de 5 anos. Além da economia na conta de luz, sua organização pode ganhar em visibilidade, marketing e incentivos fiscais.

Para contratar esse tipo de serviço, dê preferência para uma empresa de confiança e renome no mercado, como a Moove, que atende em 14 estados brasileiros. Ela realiza todo o processo, começando pela análise de viabilidade técnica e financeira, passando pelo projeto de engenharia, homologação na concessionária, fornecimento de equipamentos, instalação, construção e manutenção.

Percebeu que sua organização está apta para utilizar energia solar para empresas? Então, conheça mais sobre os serviços da Moove Energia Solar.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados