Como funciona o financiamento de energia solar no Brasil?

6 minutos para ler

A energia solar fotovoltaica tem se mostrado uma excelente alternativa como meio para economizar na conta de energia, assim como atender a exigências sustentáveis e assegurar uma opção mais estável para a manutenção do consumo de energia na sua residência ou negócio. Uma alternativa para implantar o sistema é por meio do financiamento de energia solar.

Para ajudá-lo a entender como ele funciona e quais são as principais opções existentes no mercado, preparamos este artigo especialmente para você. Continue lendo o texto e saiba tudo sobre o assunto!

Saiba por que o sistema solar fotovoltaico deve ser visto como investimento

Durante muitos anos, a energia solar era vista com um custo extremamente alto e excêntrico, exclusivo para pessoas de classes mais abastadas. Essa visão tinha fundamento, pois, há alguns anos, a energia solar era muito cara — tanto a sua instalação quanto os equipamentos necessários para fazê-la funcionar.

Entretanto, com o passar dos anos, o cenário mudou. Conforme avanço da tecnologia e consolidação do mercado, as empresas de energia solar conseguiram estabelecer preços mais acessíveis para implantação do sistema solar em residências e empresas.

A partir desse momento, a energia deixou de ser um investimento voltado apenas para destacar o caráter pioneiro sustentável de determinadas empresas e passou a se popularizar como uma alternativa real para economia em empreendimentos de todas as espécies, dos grandes aos pequenos, além de se tornar uma alternativa para residências.

Esse investimento se tornou viável devido a uma série de fatores. O primeiro deles, como já mencionamos, foi o avanço da tecnologia. O desenvolvimento de baterias para armazenar a energia produzida ajudou na popularização e na viabilidade da energia solar, apesar de ser ela ainda pouco utilizada.

Outras medidas governamentais contribuíram para tornar viável o investimento em energia solar, como o sistema de compensação de créditos, em que o excedente produzido é enviado para a rede de distribuição e os créditos são usados para abater a conta de energia em um prazo de até 60 meses.

Conheça a importância da energia solar para o meio ambiente

Além do fator econômico, que, de fato, é o mais importante para a popularização e para a implantação do sistema de energia solar em casas e residências, temos o fator ambiental para que essa opção seja levada em consideração.

A energia é apontada constantemente como um elemento crucial para pensar o desenvolvimento sustentável de forma ampla. Gastamos muita energia e a maior parte daquela que produzimos é proveniente de fontes não sustentáveis, como combustíveis fósseis, que geram poluentes.

Outras fontes, que não necessariamente produzem poluentes, como as hidrelétricas, muito comuns no Brasil, não podem ser consideradas sustentáveis em sua totalidade. Isso porque, para serem construídas, elas precisam impactar uma grande área, o que afeta fauna e flora locais, além de comunidades ribeirinhas que vivem no local.

Dessa forma, o ponto mais importante da energia solar é construir uma alternativa de energia limpa para substituir fontes que sejam altamente poluentes e com reservas esgotáveis. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, possibilita consolidar as bases de um futuro sustentável para as próximas gerações. A tecnologia fotovoltaica é uma maneira eficiente de tornar a energia elétrica acessível e suficiente para o crescimento da indústria, comércio e qualidade de vida nas residências, evitando possíveis apagões no futuro.

Confira os bancos que têm linhas de financiamento de energia solar

Agora que você já sabe a importância do investimento em energia solar para fins econômicos e ambientais, abordaremos aqui as principais linhas de financiamento que você pode utilizar para implantar o sistema. Vale ressaltar que essas são opções e há como fazer o pagamento à vista ou a mescla entre ambas as formas de pagamento.

BNDES

O Banco Nacional do desenvolvimento dispõe de uma linha de financiamento exclusiva para energia solar. O financiamento abrange tanto o aquecimento solar quanto a produção de energia solar fotovoltaica. Inicialmente, apenas empresas podiam fazer a requisição do financiamento, entretanto, devido a mudanças recentes nas políticas de financiamento, pessoas físicas também podem fazer a requisição.

O Fundo Clima, nome dessa linha, pode financiar até 80% do valor dos materiais e serviços da energia solar.

CAIXA

O CONSTRUCARD é o programa da Caixa Econômica Federal para o financiamento de energia solar fotovoltaica. O programa funciona tanto para a compra de materiais tradicionais da construção civil como para a aquisição de equipamentos do sistema solar.

A linha de financiamento apresenta algumas características interessantes, como uma taxa de juros baixa, que varia de 1,40% a 1,85% ao mês, além de um parcelamento do valor que pode chegar até 238 meses.

Outra forma interessante para financiar a energia solar para a sua casa ou empresa é utilizando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — FGTS. Para fazer a requisição, você deve ter trabalhado de carteira assinada nos últimos 5 anos. Para confirmar a disponibilidade, recomendamos a visita a uma agência da CAIXA para tirar maiores dúvidas.

Bando do Nordeste

A linha de financiamento para energia solar do Banco do Nordeste chama-se FNE e atende aos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais.

Entre os itens financiáveis, estão os equipamentos que compõem o sistema de energia solar fotovoltaica, como inversor e painel solar.

Apresenta uma taxa de juros que varia de 6,5% a 11% ao ano. É possível financiar até 100% do valor do sistema solar fotovoltaico. Entretanto, essa opção depende das garantias de cada caso.

Sendo assim, o financiamento de energia solar fotovoltaica é uma excelente alternativa para viabilização da execução desse sistema na sua residência ou empresa. Aproveite para começar a economizar na conta e ainda ajudar o meio ambiente!

Agora que você já sabe como funciona o financiamento de energia solar no Brasil e quais são as principais opções existentes no mercado, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essa informação também!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados