Saiba o que são e como funcionam os painéis solares fotovoltaicos

3 minutos para ler

As energias alternativas estão ganhando destaque dia a dia. Elas têm se mostrado uma opção eficiente e econômica em tempos em que a tarifa de energia tem enfrentado constante aumento. Entre essas energias verdes, destacamos a energia solar, que utiliza painéis fotovoltaicos para captar a luz do sol. Mas você sabe o que são painéis solares?

Para responder a essa questão, listamos, neste post, algumas informações que você deve saber para conhecer mais sobre esse elemento e como ele funciona. Continue lendo este artigo e conheça mais sobre o assunto!

Saiba o que são placas solares

Placas solares são elementos utilizados no sistema de energia solar para captação e transformação da radiação solar em energia elétrica ou em calor. Eles são os elementos responsáveis diretamente pelo contato do sistema com a luz solar e o seu aproveitamento para fins objetivos do dia a dia.

Por ter como matéria-prima a radiação solar, eles devem ser colocados em locais com amplo acesso a luz do sol, como telhados ou estacionamentos. Atualmente, há várias opções de painéis solares no mercado e a produção de energia vai depender tanto do próprio material como de fatores externos, como nível de radiação, sombreamento, limpeza das placas, entre outros.

Veja como funcionam os painéis solares fotovoltaicos

Primeiro, é importante que você saiba que existem dois tipos de painéis solares. Um utiliza a luz do sol apenas para aquecimento da água, que é o sistema conhecido como aquecimento solar. Essa placa não consegue transformar essa radiação em energia elétrica. Esse primeiro serve para absorver o calor e repassá-lo para a água, que será armazenada em reservatórios e utilizada para abastecer chuveiros e torneiras da casa.

Powered by Rock Convert

Já o outro painel solar é capaz de converter a radiação solar em eletricidade. Para isso, ele é composto de células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas, feitas a partir de materiais semicondutores, como o silício.

Quando a radiação solar e as partículas contidas na luz solar (fótons) entram em contato com os átomos do painel solar, há um deslocamento de elétrons, o que gera uma corrente elétrica.

Após essa etapa, a energia é enviada para o inversor elétrico, que é o responsável por transformar essa energia em estado bruto em uma adequada para abastecer equipamentos de uso residencial ou comercial, como ar-condicionado, televisão, geladeira, entre outros.

Além disso, o excedente da energia produzida é enviado para a distribuidora de energia da sua região, que usa esse crédito de energia solar para abater a sua conta em um prazo de até 60 meses, o que dá a você maior economia. A opção de armazenar o excedente em baterias também é válida, mas o método não é muito utilizado.

Sendo assim, saber o que são painéis solares e quais são os tipos existentes no mercado é fundamental para você planejar a instalação do seu sistema de captação de energia solar de acordo com as suas necessidades. Avalie se você precisa do aquecimento solar ou de um sistema de captação de energia solar fotovoltaica e procure por empresas especializadas na instalação do sistema.

Agora que você já sabe como funcionam os painéis fotovoltaicos, siga-nos em nossas redes sociais para receber diretamente em sua timeline mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, no Google+ e no Instagram

Powered by Rock Convert
Posts relacionados