Saiba como funciona o IPTU verde!

7 minutos para ler

Com o avanço do conhecimento técnico científico, ficou evidente que o planeta não aguentará se o processo de desenvolvimento não for alterado substancialmente, trocando o antigo modelo por um sustentável. Entre as várias medidas que o poder público pode adotar para colaborar com este modelo, destacamos o IPTU verde.

Para que você compreenda melhor sobre o assunto, falaremos sobre como ele funciona e quais medidas você deve adotar para conseguir desconto percentual do IPTU verde. Por fim, falaremos as vantagens que os investidores, a população e o meio ambiente ganham com essas medidas.

Continue lendo este texto e saiba muito mais sobre IPTU verde!

Saiba como funciona o IPTU verde

O IPTU é o imposto predial e territorial urbano, que serve para financiar obras e manutenção de infraestrutura e serviços comuns a toda a população de uma cidade, como energia elétrica, saneamento, manutenção de vias, arborização, entre outros quesitos. Algumas pessoas tiveram a ideia de utilizar esse instrumento como um incentivo para a sustentabilidade.

Essa ideia ficou amplamente conhecida como IPTU verde e teve a cidade de Salvador como pioneira para adotar essa política pública. Entre os principais objetivos desta lei, temos a tentativa de reduzir o consumo de recursos naturais e geração de resíduos sólidos na construção, que representam cerca de metade dos gerados na cidade.

Inicialmente se pensou em um mecanismo para fazer com que as construtoras executassem práticas sustentáveis nos canteiros de obra, racionalizando o uso de matérias-primas como a água e dando um destino adequado aos resíduos sólidos. Caso as determinações da norma vigente fossem alcançadas, os futuros empreendimentos ganhariam desconto no valor do IPTU.

Entretanto, com o passar das discussões e amadurecimento da ideia, ficou resolvido que o benefício deveria ser estendido para qualquer imóvel localizado na cidade, beneficiando todo e qualquer construção que apresente soluções sustentáveis e que atendam ao critério da lei.

Essa medida incentiva que antigos moradores ou empresas que tenham mais tempo de existência adotem reformas para inserir técnicas e soluções sustentáveis. De forma geral, o IPTU verde atua como um incentivo, reduzindo a alíquota do IPTU conforme as exigências sejam cumpridas.

Assim como o IPTU, ele é uma lei de caráter municipal, que deve ser aprovada na câmara de vereadores. Cada cidade é livre para estabelecer seus próprios critérios, embora a característica geral da lei seja do estabelecimento de pontuações: a cada medida sustentável, uma nota é atribuída e cada nota equivale a um desconto específico na alíquota, podendo chegar até 100% em alguns municípios.

Veja quais são as medidas incluídas no desconto percentual do IPTU verde

Instalar um sistema de captação e utilização das águas da chuva

Captar água da chuva é uma estratégia fundamental para diminuir os gastos com a conta de água, além de ajudar na implementação de soluções sustentáveis para o seu negócio ou residência.

O sistema é feito a partir de um redirecionamento das águas que caem no telhado para reservatórios que armazenam esta água para utilização. Em geral, ela é utilizada como água de reuso, em sanitários, para regar plantas, limpar carros, entre outras atividades.

Powered by Rock Convert

Separar lixo reciclável do não-reciclável

A separação do lixo também é essencial para implementar uma visão sustentável na sua casa e empresa. Além da separação entre materiais distintos — como lixos orgânicos, papel, vidro e metal —, vale separar os recicláveis daqueles não-recicláveis. Ademais, deve ser feito o descarte correto de materiais eletrônicos como computadores e celulares.

Plantar mudas de árvores de espécies nativas

A arborização é importante para amenizar a temperatura local e servir como instrumento para gerar sombra para pedestres, criando um ambiente urbano mais agradável. Entretanto, não se deve plantar todo e qualquer tipo de árvore. É necessário que sejam privilegiadas espécies nativas, pois elas se adaptam melhor ao ambiente e não causam danos colaterais na fauna e flora da região.

Construir calçadas permeáveis

A impermeabilidade do solo é prejudicial tanto para o reabastecimento dos lençóis freáticos quanto para o aumento do calor na região. Dessa forma, recomenda-se construir de calçadas permeáveis e evitar a pavimentação do jardim ou quintal.

Instalar telhados verdes e jardins verticais.

A inserção do verde na edificação não deve ser pensada apenas a nível de solo, principalmente porque há casos em que isso não será possível. Dessa forma, telhados verdes e jardins verticais são alternativas viáveis para aumentar a superfície verde na construção e amenizar os efeitos da ilha de calor na região.

Utilizar lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são muito mais econômicas do que as fluorescentes e incandescentes, além disso, apresentam maior durabilidade, melhor custo-benefício e não produzem calor, características que são boas tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente.

Fazer uso de equipamentos para o aproveitamento de energia solar

A redução do consumo de energia elétrica é fundamental para a questão da sustentabilidade, pois boa parte do que utilizamos é proveniente de fontes não sustentáveis. Além do fator ecológico, você tem vantagens no aspecto econômico, pois a energia solar apresenta grande economia para o seu bolso.

Instalar o aquecimento solar residencial

Para aqueles que não veem necessidade para fazer a implantação de um sistema de energia solar na sua casa ou empresa, recomenda-se a instalação de um sistema de aquecimento solar residencial. Ele utiliza a radiação solar para aquecer a água a ser utilizada em chuveiros e torneiras, por exemplo.

Conheça as vantagens do IPTU verde para o meio ambiente, população e investidor

Marketing verde

O marketing verde é um conceito que define os ganhos com publicidade e valor de marca a partir de ações sustentáveis. Empresas e construtoras que adotam medidas para garantir o IPTU verde, além da diminuição do valor da alíquota do imposto, ganham destaque e uma publicidade por conta destas ações ecologicamente corretas.

Diminuição dos efeitos da ilha de calor

Ilha de calor é um fenômeno muito recorrente em centros urbanos muito adensados, em que a falta de elementos naturais, impermeabilização do solo e excesso de asfalto e concreto cria uma zona de alto calor. E isso é prejudicial para o bem-estar e conforto da população que ali trabalha ou mora.

Preservação de recursos naturais, como a água

A água é o recurso mais valioso para a humanidade, pois, sem ela não há vida. Entretanto, apesar disso, é o elemento que sofre com uma grande porcentagem de desperdício. A preservação dos recursos se dá pela aplicação dos três R: reduzir, reutilizar e reciclar.

Sendo assim, o IPTU verde é uma política pública inovadora, que dá um incentivo para que investidores e proprietários adotem soluções sustentáveis nas suas construções. Verifique se há IPTU verde na sua cidade — ou se há perspectiva de sua implementação — e prepare-se para gastar menos com impostos e ainda ajudar o meio ambiente investindo em soluções sustentáveis.

Agora que você já sabe como funciona o IPTU verde, confira como as vantagens de investir na energia solar para residências!

Posts relacionados