Fique por dentro das maiores vantagens da energia solar fotovoltaica

4 minutos para ler

A produção de energia por meio de combustíveis fósseis, assim como grandes obras de hidrelétricas e usinas nucleares estão se tornando obsoletas. Com isso, tem se buscado energias alternativas para cumprir a demanda energética e, entre essas energias, destaca-se a solar fotovoltaica.

Com o intuito de elencar as melhores vantagens e explicar a aplicação deste sistema de captação de energia alternativa, fizemos este post para você! Continue lendo e conheça as principais informações pertinentes ao universo da energia solar!

O que é a energia solar, como ela é produzida e quais são suas características?

A energia solar fotovoltaica é produzida por meio da captação dos raios solares, com a utilização de painéis solares. É conhecida como uma energia verde ou renovável, tendo em vista que não gera poluição durante a sua produção.

A principal característica da energia solar fotovoltaica é o fato de ela ser uma energia limpa e sustentável, pois não agride o meio ambiente com produção de poluentes e nem afeta o curso e a vida de rios — como no caso de hidrelétricas.

A energia solar, ao contrário do que possa parecer, é de fácil instalação. Tomando os cuidados necessários, como manutenção e limpezas periódicas, o sistema pode durar até 25 anos, funcionando de forma ininterrupta.

Quais são as principais vantagens da energia solar fotovoltaica?

Agora que você já sabe o que é a energia solar fotovoltaica e quais são as suas principais características, elencamos abaixo as principais vantagens dessa fonte alternativa de energia.

Sustentabilidade

Em meados do século XX entrou em pauta a questão da sustentabilidade. O debate com foco em questões ambientais surgiu com a percepção dos efeitos adversos da industrialização no mundo desenvolvido, como a degradação de florestas, contaminação de rios e poluição do ar, gerando impactos negativos na conservação da biodiversidade e qualidade de vida da população.

Dentre os vilões, a produção de energia por combustíveis fósseis foi e é constantemente apontada como causa dessas situações negativas. Com o intuito de amenizar esse problema, soluções alternativas de produção de energia, cuja matéria-prima é composta de fontes renováveis (vento, sol, entre outros), foram criadas e desenvolvidas. Entre elas, destaca-se a energia solar fotovoltaica.

Economia de recursos

Além de contribuir com o meio ambiente, produzir energia solar proporciona uma economia global na sua conta de luz, uma vez que o consumo da concessionária local será reduzido.

Facilidade de instalação

O gerador solar deve ser projetado e instalado por equipe especializada. A instalação leva poucos dias, trazendo economia imediata à sua casa, fazenda ou negócio.

Autonomia energética

Estamos vivendo uma era de incertezas energéticas e, nas últimas décadas, passamos por alguns apagões. A energia solar reduz esses riscos e propicia maior estabilidade e conforto à sua residência ou negócio.

Quais são as diferenças entre energia solar fotovoltaica e aquecimento solar?

A energia solar fotovoltaica é capaz de gerar energia elétrica para abastecer equipamentos, como geladeiras, ar-condicionado, computadores, equipamentos industriais, entre outros.

Já o aquecimento solar tem como objetivo aquecer a água, utilizando, para isso, coletores solares, gerando economia de energia por diminuir a necessidade de chuveiros e torneiras elétricas.

Sendo assim, a energia solar fotovoltaica é uma excelente opção para que você gere economia na sua conta de energia e garanta uma maior autonomia perante a rede pública de distribuição de energia. Prepare-se para o futuro hoje mesmo e adote a energia solar em sua casa ou negócio!

Agora que você já sabe quais são as maiores vantagens da energia solar fotovoltaica, deixe um comentário neste post com a sua dúvida, sua sugestão ou a informação que deseja acrescentar sobre o assunto!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta