Entenda agora como funciona a energia solar em dias nublados

3 minutos para ler

Cada vez mais a energia solar tem tornado evidente seu enorme potencial para a produção de energia elétrica, por isso o uso dessa fonte renovável tem se ampliado rapidamente no mercado. Muitos especialistas já a consideram uma das principais alternativas energéticas para o futuro, devido tanto à questão econômica quanto de sustentabilidade. Entretanto, apesar desta expansão, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema, e uma delas é sobre a produção de energia solar em dias nublados.

Com o intuito de esclarecer sobre a produção de energia solar, preparamos este texto especialmente para você! Continue lendo o post e conheça mais sobre este detalhe deste sistema energético!

O sistema solar continua gerando energia em dias nublados?

Ao procurar por essa possibilidade de energia limpa, muitos ficam com receio no que diz respeito à produção de energia em dias nublados, seja por desejarem a maior eficiência possível, seja por terem a casa, ou empresa, localizada em uma região suscetível a períodos de grande sombreamento.

Entretanto, esse receio não passa de mais um mito criado sobre a energia solar. De fato, há a redução da produção de energia com a difusão dos raios solares, mas, ainda assim, é produzida energia elétrica nessas situações. Todavia, para que isso ocorra, é importante que você conte com placas fotovoltaicas modernas.

Além disso, é importante que seja feito pela empresa responsável uma alocação das placas de forma racional, evitando sombreamentos artificiais, como aqueles originados por outras construções e por árvores de médio e grande porte. Caso seja inevitável, é recomendada a poda das árvores para maior aproveitamento da captação de energia solar.

Como se dá a produção de energia solar em dias nublados?

A produção da energia solar cai, naturalmente, em dias e épocas mais nubladas.Para testar a viabilidade de implantação, é necessário contar com a consultoria de profissionais e empresas especializadas no assunto.

Atualmente, as empresas que oferecem o sistema disponibilizam softwares para que se possa acompanhar a produção de energia ao longo do dia, em dias nublados ou não. Além disso, há mecanismos para dimensionar o consumo de energia em dias nublados e ensolarados, aumentando a eficiência de todo o sistema

A produção de energia solar em dias nublados inviabiliza o sistema?

Não! Vale a pena contar com a produção de energia solar mesmo em dias nublados. De maneira geral, a energia elétrica gerada a partir do sistema solar fotovoltaico continuará a ser produzida da mesma forma, ainda que de maneira reduzida, diminuindo o valor a ser pago na conta de energia.

No geral, os dias ensolarados acabam compensando a produção de energia solar em dias nublados. Dessa forma, essa não é uma razão para você deixar de fazer o uso desse sistema, que garante energia barata e limpa para você.

Agora que você já sabe como funciona a produção de energia solar em dias nublados, siga-nos em nossas redes sociais para receber mais informações como essas em seu feed! Estamos no Facebook, no Instagram e no Google+

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta