4 mitos e 3 verdades sobre energia solar que você precisa conhecer

7 minutos para ler

Apesar de sua crescente popularidade, ainda há um certo desconhecimento sobre o funcionamento da energia solar. Há vários mitos que são propagados sobre esse sistema que acabam desanimando os interessados em instalar essa energia limpa em casa ou na empresa.

Com o intuito de esclarecer o que é verdade e o que é mito sobre a energia solar, fizemos este texto especialmente para você. Abordaremos inicialmente as especulações sobre a energia solar. Em seguida, apontaremos três verdades e quatro mitos sobre essa fonte de energia e depois destacaremos a sua importância para os dias atuais. Confira!

Conheça as principais especulações existentes a respeito da energia solar

Quando não há informação suficiente sobre algo ou quando as pessoas desconhecem as informações sobre determinado assunto, logo surgem informações falsas.

Boatos, para os mais antigos, ou fake news em um contexto mais contemporâneo: as informações falsas apenas atrapalham a sociedade em sua constante busca por melhorias, e com a energia solar não é diferente. Várias ideias equivocadas sobre a sua produção são levantadas todos os dias e fazem muitas pessoas não considerarem o seu uso.

Entre as principais especulações sobre a energia solar, destaca-se o mito de que essa seria uma energia cara e que só os ricos podem tê-la. Ainda há quem diga que ela só funciona em locais de muito calor e que não é eficiente ao ponto de ser adotada em pequenos negócios ou em casa.

Ao longo deste texto, vamos esclarecer cada uma dessas informações. Mas, antes, abordaremos algumas verdades sobre essa produção de energia. Confira:

3 verdades sobre a energia solar

Agora que você conhece as principais especulações existentes, vamos ajudar a tornar mais claro as informações sobre energia solar para que você julgue por conta própria a sua efetividade. Começaremos pelas verdades.

1. O painel solar pode durar até 25 anos

A boa durabilidade é uma das maiores vantagens do sistema de energia solar fotovoltaico. Como o sistema não requer muita manutenção, ele pode durar por décadas, e os painéis solares têm uma vida útil especulada em até 25 anos.

Vale ressaltar que menor necessidade de manutenção não significa nenhuma necessidade de manutenção. Afinal, manutenções periódicas devem ser feitas nos painéis solares (também conhecido como placas solares), especialmente limpeza, remoção de objetos e folhas.

2. As placas solares não geram energia durante a noite

Embora pareça óbvio, essa é a dúvida de muitas pessoas sobre a energia solar. Isso acontece devido a informações que chegam de locais que utilizam energia solar e que funcionam durante a noite.

Isso se deve ao fato da energia solar ser utilizada de modo complementar, na maioria das vezes, como forma de economizar energia. Dessa forma, esses locais que produzem energia solar e funcionam a noite estão, na verdade, utilizando energia da rede de distribuição, como em qualquer outro local.

Além disso, há a possibilidade de armazenar a energia produzida em baterias, utilizando-a durante intervalos de tempo nos quais a produção esteja pausada por conta da falta de incidência de raios solares. Essa prática é mais comum em locais isolados.

Powered by Rock Convert

3. O sistema solar agrega valor ao imóvel

Cada vez mais a sociedade apresenta demandas por medidas e atitudes mais sustentáveis, seja de políticos, empresas, instituições, corporações e até de cidadãos comuns.

Nesse contexto, adotar medidas sustentáveis para o imóvel, como a implantação de energia solar, garante que ele tenha uma certa valorização no mercado imobiliário. Isso sem falar nos outros benefícios que esse tipo de energia traz, como a economia de energia e autonomia energética.

4 mitos sobre o sistema de energia solar

A seguir, desmistificamos os principais mitos sobre a energia solar: exigência elevada de manutenção, não apresenta segurança, não produz energia em dias nublados e produtividade ligada às altas temperaturas.

1. Exige muita manutenção

Criou-se no imaginário popular o mito de que o sistema de energia solar necessita de muita manutenção, tornando economicamente inviável a longo prazo. Na verdade, a manutenção dos painéis solares é bastante simples e bem barata, pois a principal medida consiste apenas em realizar uma limpeza nos painéis, retirando poeira e outros elementos, como folhas, para garantir a eficiência da produção energética.

2. Não é segura

Costuma-se julgar o sistema como frágil, especialmente os painéis solares, pois esses ficam localizados na área externa da edificação, sujeitos a todas as intempéries. Porém, por ficarem localizados do lado de fora da edificação, eles são feitos exatamente para resistir a todas as adversidades, como chuva, vento forte, chuva de granizo e queda de galhos.

3. Não produz energia em dias nublados

Apesar de ter a sua produção reduzida, um sistema solar fotovoltaico continua a produzir energia solar mesmo em dias nublados e com incidência solar difusa. É importante estar atento quanto a isso e exigir painéis solares modernos para o sistema, pois elas garantem essa produção mesmo em dias nublados, aumentando a eficiência do sistema.

4. Quanto mais quente o local, melhor a geração de energia solar

Por se tratar de uma energia produzida a partir da incidência solar, muitos chegam a uma falsa conclusão de que, quanto mais quente o local, maior a produção de energia, o que não tem uma ligação direta. Isso acontece muitas vezes porque se confunde o sistema de energia solar fotovoltaico com o aquecimento solar.

É importante deixar claro que o que conta mesmo é o nível de incidência solar. Os painéis solares possuem maior eficiência nessas áreas, e é recomendado que se deixe um espaço entre eles e as telhas para que o ar circule e diminua a temperatura na placa solar, a fim de aumentar a sua eficácia.

A real importância da energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia alternativa mais promissoras para o nosso país. Isso porque estamos localizados em uma região do globo que recebe uma incidência abundante de luz solar.

Há vários incentivos governamentais para que essa energia seja difundida, na construção de um desenvolvimento sustentável. A energia solar utiliza uma fonte infinita para produzir energia, os raios solares, e produz quase nenhum dano ao meio ambiente, ao contrário de energias provindas de hidrelétricas e de combustíveis fosseis.

Outros tipos de energias alternativas, como a eólica, biomassa e maremotriz, ainda apresentam custo elevado e vários inconvenientes, como o barulho (eólica) e o mau cheiro (biomassa).

Esperamos quem com este texto alguns dos mitos sobre a energia solar tenham sido esclarecidos. Essa é uma forma de produzir energia promissora, especialmente em território brasileiro. Por isso, considere a possibilidade de utilizá-la para construir um contexto cada mais sustentável.

Agora que você já sabe quais são os principais mitos e verdades sobre a produção de energia solar, curta a nossa página no Facebook para não perder nossas novidades e conteúdos sobre sustentabilidade e energia solar.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta